Campanha da AL RN

Deputado Tomba Farias critica aumento do ICMS aprovado pela Assembleia Legislativa do RN


O vice-presidente da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte, deputado Tomba Farias (PL), classificou como um "presente de Natal amargo" a aprovação do aumento da alíquota modal do ICMS de 18% para 20%. A votação ocorreu nesta terça-feira no Plenário da Casa e viabilizou o projeto de lei encaminhado pelo governo Fátima Bezerra (PT).

De acordo com Tomba Farias, a elevação do imposto sobre mercadorias e serviços terá impacto direto no orçamento das famílias potiguares, já afetadas pela perda do poder de compra devido à alta nos preços.

“O novo percentual do ICMS vai prejudicar ainda mais os cidadãos que já enfrentam uma queda no poder de compra, devido ao aumento constante dos preços”, afirmou o parlamentar.

O deputado também sugeriu alternativas para aumentar a arrecadação estadual, como a privatização da Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (CAERN), a federalização da Universidade Estadual do RN (UERN) e a aceleração na liberação de licenças ambientais.

“Se o problema é gerar receita, por que o governo não privatiza a CAERN ou federaliza a UERN? Por que não agiliza a liberação de licenças ambientais que representam bilhões de reais para o erário público? Há outras formas de se fazer caixa, mas o governo que está aí não tem competência para isso”, criticou.

Tomba Farias ainda acusou o governo de pressionar parlamentares oposicionistas ao condicionar o reajuste salarial dos servidores públicos à aprovação do aumento do ICMS. Para o deputado, a estratégia foi uma tentativa de desgaste da imagem da oposição.

A aprovação do projeto de lei ocorreu em meio a debates acalorados entre governo e oposição, com a base governista defendendo a medida como necessária para equilibrar as contas públicas.

Cyrillo

Blogueiro político em busca de divulgar as verdades escondidas nos atos dos atores políticos.

Postar um comentário

Please Select Embedded Mode To Show The Comment System.*

Postagem Anterior Próxima Postagem