- Eleitos, seus redutos, segmentos e força do mandato.
- Veja quais bairros e segmentos da sociedade natalense elegeram representantes.
- Bairros e seus representantes:
- Nazaré/D.S. Rosado/KM 06 - Aroldo Alves (PSDB), Luciano Nascimento (PTB) e Chagas Catarino (PSDB);
- Bairro Nordeste - Camila Araújo (PSD);
- Rocas, Ribeira, Praia do Meio, Brasília Teimosa, Santos Reis - Herberth Sena (PL) e Eribaldo Medeiros (PSB);
- Alecrim - Hermes Câmara (PTB);
- Neópolis - Pirangi/Jiqui - Ana Paula (PL);
- Pitimbu - Satélite/Planalto - Preto Aquino (PSD);
- Potengi - Soledade 1/Soledade 2 - Antônio Peixoto (PTB) e Anderson Lopes (Solidariedade);
- Nossa Senhora da Apresentação - Jardim Progresso - Milklei Leite (PV);
- Igapó - Nivaldo Bacurau (PSB);
- Resumo por região -
- Zona Norte - 04 representantes
- Zona Sul - 02 representante
- Zona Leste - 03 representantes
- Zona Oeste - 04 representantes
- Esses são os vereadores que tiveram mais da metade da sua votação concentradas nos bairros de origem ou de atuação.
- Quem foi o seu candidato nessa eleição? Acha que ele vai honrar seu voto?
- MAIORES VENCEDORES DA ELEIÇÃO 2020
- Ubaldo Fernandes, ex-vereador e atual deputado estadual, elegeu dois nomes nessa eleição. Seu assessor, o jovem Herberth Senna e seu irmão, Eribaldo.
- A deputada e também ex-vereadora Eudiane Macêdo, pediu votos e ajudou a eleger três veradores. Paulinho Freire, Camila Araújo e Hermes Câmara. A deputada ainda ajudou o 1º suplente do PSB, o jovem Daniel Arruda. Sem citar que seu partido elegeu o Bispo, que normalmente se candidata a deputado e não, por enquanto, ajudaria a deputada na sua reeleição.
- O Partido dos Trabalhadores elegeu dois vereadores e foi o 4º melhor desempenho dessa eleição, somando 26.929 votos. Por pouco não elegeu um terceiro nome.
- O PTB de Getúlio Batista se saiu melhor do quê a previsão. Foi o 3º melhor desempenho, elegeu três vereadores, perdeu somente para o PDT que tinha 9 vereadores de mandato na legenda. 28.205 votos, foi essa a votação de todos os 29 candidatos juntos.
- Eleitos pela força concentrada e tradicional do partido:
- Divaneide Basílio (PT) e Brisa (PT);
- Robério Paulino (PSOL);
- Eleitos pela força da formação da chapa em torno dos seus nomes:
- Bispo Francisco de Assis (Republicanos); O bispo, junto com o comando do partido na capital, sob a batuta de Tarcio Macedo, formou a chapa que proporcionou a eleição do líder da igreja Universal do Reino de Deus. O sanfoneiro vai para o seu 5º mandato.
- Raniere Barbosa (Avante); O líder maior do partido AVANTE montou sua chapa, conseguiu o objetivo que foi sua reeleição e vai para o seu 4º mandato.
- Eriko Jácome (MDB); Érico foi o primeiro a se preucupar em ter dentro da sua própria estrutura, nomes para montar sua chapa. Após a eleição de 2016, cumpriu suas promessas com todos os candidatos do seu partido e, desde sempre, manteve uma nominata debaixo do braço.
- Júlia Arruda (PCdoB); A "nova comunista" da cidade, como ficou conhecida a vereadora, mudou de partido, se filiou ao PCdoB e, junto com aliados do governo Fátima Bezerra, montou a nominata para salvar seu mandato. Por influência do "conveniente" Leonardo Arruda, pai da vereadora, o projeto deu resultado e Júlia irá para o seu 4º mandato.
- Margarete Régia (PROS); Irmão do médico e deputado estadual Albert Dickson e cunhado da deputada federal Carla Dickson, foi eleito com facilidade. A promessa dos dirigentes partidários era de que o partido ofereceria condições para que - pelo menos - dois nomes obtivessem a eleição. Resultado: Sueldo acreditou na promessa e tomou na "tampa". O baixinho ficou sem mandato e a família Dickson terá representação na capital, no estado (AL e Governo Fátima) e em Brasília. Santa inocência, Sueldo!
- Preto Aquino e Camila Araújo (PSD). Preto montou a chapa, prometeu emprenho junto ao partido para dar às condições de eleição de pelo menos mais um nome. Cumpriu a promessa. O partido de Robinson Faria elegeu Preto e a primeira conselheira tutelar, Camila Araújo. Juntos, todos da nominata, tiveram 21.026 mil votos. Os irmãos "Aquino" vão para o 8º mandato. (Aquino Neto - 1992, 96, 2000, 04, 08, 12; Preto - 2016/20).
- Eleitos pela força do segmento:
- Tércio Tinôco (PP) - deficientes físicos e para-atletas;
- Nina Souza (PDT) - motoristas por aplicativos, redes de supermercados locais e servidores da saúde;
- "Deus esteja convosco"
- UNIVERSAL DO REINO DE DEUS - Bispo Francisco é líder da Igreja Universal do Reino de Deus e tem quase que 100% da sua votação na igreja.
- ASSEMBLEIA DE DEUS 1 - Margarete Régia teve o apoio do casal de deputados Albert e Carla Dickson, líderes da igreja;
- ASSEMBLEIA DE DEUS 2 - Camila Araújo cooptou o apoio de algumas igrejas. Ela é assídua frequentadora e conseguiu o apoio de alguns pastores;
- ASSEMBLEIA DE DEUS 3 - Érico Jácome teve o empurrão de Antônio Jácome, líder estadual da igreja. Foram dezenas de igrejas e pastores em torno da reeleição de Érico Samuel Xavier de Oliveira, esse é o nome do vereador. "Jácome" é apelido;
- IGREJA SÃO PEDRO DO ALECRIM - Hermes Câmara conseguiu o apoio total dos fiéis da mais antiga e tradicional igreja do bairro, com 104 anos. Hermes é frequentador e colaborar da paróquia há décadas. Na reta final da campanha, conseguiu o apoio de vários pastores evangélicos. Esses dois segmentos foram decisivos para o sucesso da sua eleição. Câmara teve 600 votos a mais que o 1º suplente do partido, Cleiton da Policlínica.
- Eleitos pela força da equipe de apoiadores (lideranças):
- Herberth Sena, Kléber Fernandes, Paulinho Freire, Aldo Clemente, Robson Carvalho, Felipe Alves, Aroldo Alves, Chagas Catarino e Klaus Araújo. Com exceção de Herberth e Aldo, todos estavam no mandato. Esses todos montaram equipes de apoiadores em vários bairros de Natal, proporcionando assim a "capilaridade" necessária para obterem os sufrágios para suas eleições.
- Tivemos algumas candidaturas que organizaram o apoio de mais de 500 lideranças espalhadas pela cidade. Cada uma, segundo um coordenador de campanha experiente, gera entre 8 e 10 votos.
- Veja a votação de cada partido nessa eleição:
Fonte: TSE