Campanha da AL RN

Natal reforça ações dentro do Plano Nacional de Redução de Mortes e Lesões no Trânsito

Crédito: Foto: STTU

A Prefeitura do Natal, por meio da Secretaria de Mobilidade Urbana, trabalha com os órgãos dos sistemas Nacional e Estadual de Trânsito no sentido de reforçar as ações dentro do Plano Nacional de Redução de Mortes e Lesões no Trânsito – PNATRANS.

Nesta quinta-feira (dia 15), foi aberta no Parque da Cidade Dom Nivaldo Monte a 1a Consulta Pública do Plano Nacional de Redução de Mortes e Lesões no Trânsito, dentro do objetivo de dialogar com os gestores e a sociedade civil sobre as metas e ações que contribuem com o propósito do PNATRANS de reduzir em pelo menos 50% as mortes e lesões em acidentes de trânsito em um período de 10 anos ( 2021 a 2020).

Durante a abertura do evento, o secretário adjunto de Trânsito da STTU, destacou a importância do evento que contou também com a presença do Superintende da Polícia Rodoviária Federal, Idalino Pinheiro, representações do Detran, CPRE, Programa Vida no Trânsito, ACIRN, Sistema Sest/Senat e os municípios da região metropolitana.

Após a abertura, foram ministradas conferências sobre a importância do PNATRANS, dados estatísticos, os desafios e metas para 2023, entre outros temas. O evento foi finalizado com uma consulta pública aberta a toda sociedade e uma blitz educativa focada na redução da velocidade nas vias públicas e no uso da faixa compartilhada bus/bike.


CONFERÊNCIA MUNDIAL

As ações voltadas para a segurança no trânsito ganharam amplitude mundial de forma organizada e articulada a partir da Conferência Mundial Ministerial sobre Segurança no Trânsito: Tempo de Agir, realizada em Moscou em novembro de 2009. A partir desse evento, a Organização Mundial de Saúde – OMS, endossada pela Organização das Nações Unidas – ONU, recomendou a criação de uma campanha mundial pela redução dos acidentes de trânsito.

Foi proposta a criação da Década de Ação pela Segurança no Trânsito, cujo objetivo era que cada país membro elaborasse um plano para definir políticas, programas, ações e metas para reduzir a quantidade de mortos em acidentes de trânsito em 50% no período de dez anos. No Brasil, a Década de Ação pela Segurança no Trânsito foi lançada em 11 de maio de 2011, sendo o marco para várias ações dos órgãos envolvidos com a fiscalização e a infraestrutura viária no enfrentamento aos acidentes de trânsito.

Em agosto de 2020, a Assembleia Geral da ONU adotou a Resolução A/74/2994, “Melhorando a segurança no trânsito global”, e proclamou o intervalo de 2021 a 2030 como a Segunda Década de Ação pela Segurança no Trânsito, novamente com a meta de reduzir pela metade o número de mortes e feridos no trânsito neste período.

Cyrillo

Blogueiro político em busca de divulgar as verdades escondidas nos atos dos atores políticos.

Postar um comentário

Please Select Embedded Mode To Show The Comment System.*

Postagem Anterior Próxima Postagem