Fátima vai acomodar seus deputados de mandato no Partido Verde, comandado por Milklei Leite no RN.
Foto: reunião recente na governadoria com as presenças dos dirigentes Maurício Gurgel e Edson Ferrari
O partido Verde é a grande "árvore" que a governadora tem na manga.
Para fugir do chapão da assembleia, deputados da base de Fátima Bezerra deverão embarcar na nominata do PV.
George Soares, Hermano Morais, Vivaldo Costa, Ubaldo e até Eudiane, podem formar chapa na sombra dos verdes.
Raimundo Fernandes e Dr. Bernardo, também parecem estar debaixo das asas da governadora. Se cantarem o hino dos "encarnados" direitinho, bem decorado e cantando com afinação, podem embarcar nessa nau rumo à reeleição.
A decisão está a cargo de Milklei Leite, vereador da capital e dirigente máximo da legenda potiguar.
Maurício Gurgel, ex-vereador e dirigente estadual do PV é quem está comandando as articulações com a governadora.
Soube que só quem não tem a simpatia dos verdes são os deputados natalenses Eudiane Macedo e Ubaldo Fernandes .
Em tempo: se Fátima não convencer os dirigentes ecológicos, a deputada da Zona Norte vai para o suicídio eleitoral no chapão da assembleia, que deverá juntar, na mesma legenda, entre 13 e 17 deputados de mandato.
Em tempo 2: Fátima tem, por pura sorte, essa carta na manga. Ela pode causar um grande estrago e desarticular a chapa gigante de opositores que está se organizando para bater forte nela. É o famigerado contra-ataque da petista.
Em tempo 3: o PV se tornou o fiel da balança no jogo bruto das eleições para o governo desse ano.
Em tempo 4: anotem a conjuntura atual das chapas - dos que tem mandato - que se formariam se o prazo se encerrasse hoje:
CHAPÃO DE EZEQUIEL: Eudiane, Dr. Bernardo, Galeno, George Soares, Getúlio, Gustavo, Hermano, José Dias, Kleber Rodrigues, Nelter, Raimundo, Tomba, Ubaldo, Vivaldo, Albert, Coronel Azevedo e o próprio Ezequiel (ou um candidato indicado por ele);
SOLIDARIEDADE: Cristiane de Fábio Dantas e Eliabe;
PT: Francisco e Isolda;
PSD: Jacó Jácome;
NÃO DISPUTARÃO: Kelps (deputado federal) e Souza Neto (desistiu de disputar).
Em tempo 5: anotem o estrago que Fátima deverá fazer na chapa de Ezequiel:
PARTIDO VERDE: George Soares, Hermano, Vivaldo, Eudiane, Ubaldo, Raimundo, Dr. Bernardo e Kleber Rodrigues. A governadora tiraria oito deputados da chapa de oposição e traria para o seu lado. Sem falar em Terezinha Maia, irmã de João Maia, que deverá deixar o PL e pular para a chapa de Fátima no PV.
Em tempo 6: Eudiane precisa conquistar a simpatia dos verdes, senão vai ter que ficar no chapão e ela, segundo analistas, é a mais frágil entre todos os deputados de mandato que estariam lá.
Em tempo 7: Ubaldo Fernandes parece que será jogado aos leões. A governadora, segundo fontes ligadas ao governo, não está vendo o "galego" com bons olhos. Ele é apontado por muitos aliados de Fátima e a maioria tem pedido sua cabeça.
Em tempo 8: os deputados com base forte em Natal terão dificuldades de serem aceitos pelo comando do PV, Fátima terá que conversar muito com Milklei, Edson Ferrari e Maurício Gurgel.
Em tempo 9: os deputados do PL deverão deixar o partido. George Soares, Kléber Rodrigues e Ubaldo não ficarão na legenda.
Em tempo 10: Jacó pegou o PSD e agora tem uma grande bomba relógio nas mãos. Está chamando alguns deputados para montarem juntos uma chapa que elegeria um deles. Tem recebido alguns "não", mas continua tentando. A desconfiança dos convidados é a seguinte: com Jacó no comando do PSD, todo o recurso estaria sob sua batuta. O pai (Antônio Jácome) é o candidato a federal, que é a prioridade de todos os partidos no Brasil, assim os deputados convidados para compor chapa com Jacó e disputar uma vaga com ele, temem a centralização dos recursos na campanha do pai, que pedirá votos "casados" para o filho.
Em tempo 11: a tranquilidade somente reina no PT, Solidariedade e em algumas candidaturas gigantes, como as de: Ezequiel Ferreira, Gustavo Carvalho, José Dias, Vivaldo Costa, Dr. Bernardo Amorim, Kléber Rodrigues, Tomba Farias e Galeno Torquato. Os outros, precisam de sorte em uma chapa adequada, senão o sonho da reeleição vai virar pesadelo.
Em tempo 12: O União Brasil tem uma boa chapa pronta. Vereadores de Natal encabeçando (Robson Carvalho, Tércio Tinoco e Chagas Catarino) e bons nomes como Ivanilson Oliveira de Baraúna, Dr. Anax e o "Global" Raimundinho Duarte, estão na chapa do UB.
Em tempo 13: o Brasil 35, antigo Partido da Mulher Brasileira, também tem uma nominata consistente desenhada. Faltando preencher a regra de gênero, o partido deverá repetir o sucesso de 2020 e atingir o quociente partidário. Vai eleger um, certamente. A vantagem é que tem candidatura própria ao governo, a ex-vereadora de Grossos, Clorisa Linhares. Esse fator dá maior visibilidade aos candidatos a deputado.
Em tempo 14: o MDB está, assim como o União Brasil, na fase final de formação da nominata. Adjuto Dias, filho do prefeito de Natal, Álvaro Dias é o puxador de votos. Naelson Borja e Genildo Pereira estão coordenando a formação da chapa que pretende eleger, no mínimo, dois deputados.
Em tempo 15: o ex-vereador de Natal, o radialista Aquino Neto, também tem uma chapa pronta. Ainda não anunciou em qual legenda vai sentar praça com seu exército de candidatos. Soube que o Patriotas deverá ser esse partido, está somente dependendo de detalhes na composição dos diretórios locais. Aqui, também tem uma pré-candidatura ao governo posta: é a do médico Geraldo Ferreira, dirigente sindical do SINMED - Sindicato dos Médicos do RN.
Em tempo 16: O PSOL, soube agora a pouco, está sim tentando montar sua nominata. Tanto para estadual como federal, o partido está se mexendo. Sandro Pimentel, ex-deputado estadual da legenda está capitaneando a construção das chapas. O partido terá candidatura ao governo. Danniel Morais, seu líder maior, é o candidato. Era Morais quem fazia esse papel de coordenação, mas, agora está focado na eleição majoritária.
Em tempo 17: O PCdoB terá chapa. O vereador Pedro Gorki deseja ser candidato e junto da titular do seu mandato, a bela new-comunista Júlia Arruda, deverá montar uma chapa na intenção de eleger ao menos um nome para a assembleia legislativa do RN.
Em tempo 18: os partidos que não terão chapa: PSB, PL, PROS, Republicanos e PSC, para citar esses, que atualmente tem representação na AL-RN. Todas as atenções estão nas candidaturas para a Câmara Federal.
Em tempo 19: CIDADANIA e PDT não terão chapa para deputado. A prioridade dos dois "irmãos" é a eleição de Carlos Eduardo para o senado. Wober Júnior e Júlio Protásio, dirigentes do CDN, estão coordenando a campanha do ex-prefeito de Natal ao Senado Federal. Devem "morrer juntos e agarrados".
Em tempo 20: o PTB não está se movimentando como antes. Mas, segundo seu presidente local, o suplente de deputado estadual Getúlio Batista, o partido tem nominata sim, senhor. "É lógico que temos", respondeu Getúlio ao blog.
Em tempo 21: o AVANTE, sob o comando do vereador de Natal Raniere Barbosa, afirmou recentemente ao blog que tem chapa pronta. "Guardaremos a sete chaves os nomes. Sofremos assédio na eleição passada sob os nossos pré-candidatos e não vou errar de novo. Só depois do prazo de filiações encerrado, divulgaremos nossa nominata", disse o vereador.
Em tempo 22: o PP de Beto e Betinho Rosado, não vi movimentações na formação de chapa para a assembleia legislativa. É um partido de médio para grande da política brasileira e seria um erro fatal de Beto e seu pai. Soube que ele pediu uma vaga no União Brasil e Zé Agripino fechou as portas. Disse que quem coordena esse tema é Paulinho Freire, que já havia fechado essa questão. Nela, não cabe deputado de mandato.
Em tempo 23: o PODEMOS, que precisa de certidão negativa até da INTERPOL para se filiar, botou o senador Stivenson para correr e está engatinhando a sua nominata. Acho que não formará, mas soube que estão tentando.
Em tempo 24: o partido REDE SUSTENTABILIDADE tem uma pré-candidatura monstruosa de grande. Falei recentemente com Wesley Geleia, dirigente do partido, que me adiantou sobre a federação do REDE com o PSOL e sobre a impactante candidatura de João Gentil a deputado federal. Alô Lawrence e Major Brilhante, se cuidem. Gentil vem com a "mulesta". Soube que já está na planilha dele mais de 75 mil votos. São 11 prefeitos, 26 ex-prefeitos, 56 vereadores e mais de 100 lideranças fechadas com ele. Tem quem pegue o ex-vereador de Mossoró e atual auxiliar, do primeiríssimo escalão do governo Fátima, João Gentil de Souza Neto. O homem da flora e da fauna vem com tudo!