Campanha da AL RN

Paulo Wagner e o passeio de lancha

Trabalhei na campanha do apresentador na eleição de 2010, quando se elegeu deputado federal pelo Partido Verde, do grande Rivaldo Fernandes.

Quase uma centena de histórias hilárias eu guardei na memória. Evitamos uma agressão, numa caminhada no Golandim, que poderia ter sido fatal. Um homem, de mãos dadas com uma criança tentou se aproximar do "Gordo" e desferir uma facada.

Paulo Wagner criou um estilo próprio na TV. Foi o mais popular comunicador do RN, depois de Ubiratan Camilo nos tempos do rádio.

Vilihelme Praxedes, um amigo que também estava na campanha, achou estranho o homem de boné, óculos escuros e de mãos dadas com uma criança, que se aproximava do bugre onde Paulo Wagner estava.

O homem já estava a uns dois metros de Paulo, quando Vilehelme gritou e se abraçou com o cidadão. O meliante estava com uma faca na mão e rapidamente conseguimos dominá-lo. A caminhada continuou e o nosso apresentador só soube do ocorrido ao final do evento.

Se entregou de corpo e alma na campanha de 2010. Quase que leva junto Miguel para deputado estadual

O episódio que mais me marcou, não foi durante a campanha, foi depois da eleição, em meados de dezembro, no veraneio em Pirangi.

Paulo havia firmado alguns compromissos políticos antes da eleição com o partido, Miguel Weber e com Micarla,  prefeita de Natal na época.

Dois dos principais coordenadores da campanha de Miguel para deputado estadual, Paulo e Rosy de Souza para federal - as três campanhas andaram juntas, eram figuras renomadas em coordenação política de grandes campanhas eleitorais naquela época.

Rosalba teve o apoio de PW para o governo em 2010

Não vou citar os nomes, mas vou chamar a Dupla de GG. Os dois tinham as mesmas iniciais. Paulo venceu a eleição por ele mesmo. Nada nem ninguém conseguiria segurar o apresentador naquela eleição. Era a figura mais popular daquele período. Era uma espécie de Bruno Giovanni da atualidade (segundo a SETA Pesquisas) - sem risos, por favor.

A dupla GG comandava tudo na campanha. Da arrecadação de recursos até os apoios políticos no interior. Eram os "tampas de Crush", tinham a confiança total dos candidatos e do staff principal.

Encerrada a eleição, Paulo venceu, Miguel e Rosy perderam. Um terço da equipe estava em festa. Carreata da vitória se concentrou no Machadão, e de lá saímos sem destino, comemorando o sucesso da eleição do Gordo mais "cagado" da história do RN.

Verão chegou e o assédio ao vereador era gigante. Quase não ia mais na câmara municipal. Muitos cobrando as mercadorias que não haviam entregue. A equipe dele era especialista em escondê-lo dos famigerados "pidões".

Paulo foi convidado pela dupla GG para uma volta de lancha, nos parrachos de Pirangi. Ele foi acompanhado de uma grande amigo, mas os GG's deram um jeito de não embarcar a "testemunha" na lancha chique.

Enquanto Paulo não disse sim, a dupla não o trouxe de volta à terra firme

Champanhe, camarão, casquinha de siri, vinho do porto, albacora na grelha e um litro de wisk 24 anos foram algumas das iguarias oferecidas ao nosso deputado federal.

A dupla começou a perturbar o juízo de Paulo em relação a espaço no gabinete dele em Brasília. Disseram do grande esforço que fizeram para captar recursos na campanha, que conseguiram muitos apoios no interior para ele, que tinham pago todas as contas da campanha, enfim: disseram que Paulo Wagner estava vivo porque o oxigênio que ele respirava estava sendo fornecido pelos dois.

Pressão vai, wisk vem e Paulo não teve saída. Disse sim aos pedidos da dupla. 

Missão cumprida, os GG's mandaram o piloto dar meia volta e encostar no pier. Aperto de mão selando o compromisso, Paulo vai para casa com aquele alívio de quem havia sido libertado de um sequestro.

Paulo obteve 55.086 votos. Rogério Marinho com 105.422 e Adenúbio Melo com 72.654 erraram a chapa, tiveram mais votos que Wagner e não se elegeram. 

À equipe do gabinete, os verdadeiros guerreiros da campanha, ele contou como foi o passeio de lancha. Quase morre de rir contando a audácia da dupla de gênios coordenadores de campanha. Disse que os compromissos que ele havia firmado com o partido, cumpriria todos, mas a dupla GG iria ficar chupando dedo. "O combinado não sai caro", disse o apresentador, quase deputado.

Dia da posse em Brasília, a dupla chegou sem avisar. Pegou Paulo no plenário. Ele quase tem um infarto sem nem sentar na cadeira. Se liga no diálogo:
PW - Fala meninos lindo do tio!
GG1 - Parabéns, Gordo. Viemos trazer os nomes para nomeação.
PW - Tudo certo. Subam, me esperem que eu chego já para resolvermos a parada.
GG2 - Beleza. Vamos subindo.

A dupla chega ao gabinete de Paulo, na Câmara e é recebida por um dos assessores que vamos chamar de Caccioto, amigo pessoal do deputado. 

Os dois se sentaram, interagiram, conversaram, sondaram, tomaram café, lancharam e tudo mais que acharam por direito.

Horas depois, o assessor Caccioto aborda a dupla e inicia o diálogo:
Assessor - GG's, venham cá. Quando vocês falaram com Paulo lá no plenário, ele ligou pra secretária e pediu para comprar uma passagem para Natal imediatamente. Tinha um voo para agora, exatamente agora ele está embarcando para Natal.
GG1 - Rapaz, sacanagem. Ele nos prometeu dois cargos, um pra mim e outro pra ele e está nos enrolando.
Assessor - Vou falar a verdade. Aqui no gabinete dele não tem mais nenhum espaço. Tudo preenchido.
GG2 - Meu irmão. Ele não pode fazer isso! Sacanagem!
Assessor - A verdade é essa! Não tem cargos para vocês. 

A dupla voltou para Natal no outro dia e sempre que encontrava Paulo no Piazzale, do Midway, eles se abraçavam e sorriam um para o outro. O gordo dizia: "O combinado não sai caro" ou então, por pura sacanagem gritava bem alto: "G1 e G2, vocês têm ido à Brasília?" E todos davam gargalhadas, exceto a dupla de G's.

Em tempo: um dos GG's ainda atua na cena política com quase nenhuma força; o outro saiu fugido de Natal - confesso não sei o motivo.

Semana que vem eu conto outra sensacional. Paulo foi imbatível em dar "nó em pingo d'água". Quem ousou subestimar o "gordo", quebrou a cara. Era a inteligência emocional em pessoa. Um grande e divertido amigo dos amigos.

https://www.youtube.com/watch?v=KL2qapQWXh4 - Jingle e vídeo da campanha de Paulo em 2010.

https://www.youtube.com/watch?v=Eja8_icXrio - Paulo no congresso pedindo a castração química para estupradores.
Cyrillo

Blogueiro político em busca de divulgar as verdades escondidas nos atos dos atores políticos.

Postar um comentário

Please Select Embedded Mode To Show The Comment System.*

Postagem Anterior Próxima Postagem