Campanha da AL RN

Em audiência pública, Comissão de Educação debate Escola em Tempo Integral

Fotos: Elpídio Júnior

Nesta terça-feira (23), a Comissão de Educação, Cultura, Ciência, Tecnologia e Inovação da Câmara Municipal de Natal realizou uma audiência pública para discutir a Escola em Tempo Integral na capital potiguar. O presidente do colegiado, vereador Daniel Valença (PT), mediou o debate, que contou com a participação de gestores de escolas da rede municipal de ensino, líderes sindicais, professores e membros de movimentos sociais.

"O governo do presidente Lula, em 2023, criou o Programa Escola em Tempo Integral. Se queremos que os pais possam trabalhar, precisamos garantir que suas crianças tenham acesso à Escola em Tempo Integral para desenvolverem habilidades e potencialidades. Dito isso, a audiência tem a função de chamar a atenção da sociedade para a questão, haja vista que o município não faz esse debate, não envolve a comunidade. E quem perde é a população", pontuou o vereador Daniel Valença.

Em seguida, a coordenadora do Sindicato dos Trabalhadores em Educação Pública do Rio Grande do Norte (SINTE/RN), Fátima Cardoso, disse que o prefeito tem que redimensionar suas prioridades dando à educação a dignidade que ela merece. "Hoje a gente não tem uma escola de qualidade. Estamos aqui para reivindicar da prefeitura medidas que melhorem a estrutura, a arquitetura e as condições das escolas que recebem os estudantes, para tirar a rede municipal de ensino do sucateamento. Infelizmente, não existe estrutura para uma escola de tempo integral que abrace alunos e família".

Camila Rodrigues, do Conselho Municipal de Educação, informou que existe uma meta para que o Brasil tenha um quantitativo de escolas em tempo integral. "Com esse objetivo o Governo Federal e a Secretaria Municipal de Educação estão trabalhando para tentar atender essa demanda. O Conselho está ativo nesse processo de análise e avaliação das resoluções e dos prazos. Em tempo: a sociedade natalense tem pressa para que a Escola Integral seja uma realidade diante do papel decisivo que ela terá no âmbito das famílias".

Projetos de lei são aprovados

Antes da audiência, os parlamentares que integram a Comissão se reuniram para analisar projetos de lei. Na ocasião, acataram o Projeto de Lei n° 577/2023, de autoria do vereador Kleber Fernandes (Republicanos), que dispõe sobre a importância de garantir nos livros, cadernos e demais periódicos escolares fornecidos pelo poder público aos alunos das escolas municipais, mensagens educativas advertindo sobre os malefícios do cigarro, cigarros eletrônicos, narguilés, bebidas alcoólicas e drogas ilícitas na capital potiguar.

Segundo o parecer emitido pelo vereador Klaus Araújo (PSDB), a matéria visa reforçar as campanhas educativas, especialmente no que concerne aos riscos à saúde pelo uso do álcool, drogas e fumo, sendo o conhecimento dos riscos e as consequências das drogas sobre a saúde mental e física é um dos aspectos mais fundamentais para conscientizar a juventude.

Outro destaque foi o parecer favorável ao PL 25/2023, do vereador Aldo Clemente (PSDB), que assegura às pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) o benefício da meia-entrada em eventos artísticos-culturais e esportivos realizados no município.

Cyrillo

Blogueiro político em busca de divulgar as verdades escondidas nos atos dos atores políticos.

Postar um comentário

Please Select Embedded Mode To Show The Comment System.*

Postagem Anterior Próxima Postagem