Campanha da AL RN

Coronavírus: proteção para idosos durante pandemia é debatida por Comissão




O avanço do novo coronavírus assusta toda a população mundial, sobretudo as pessoas idosas, mais atingidas na forma grave da Covid-19. Para alinhar o combate à doença, a Comissão de Defesa dos Direitos Humanos, Proteção das Mulheres, dos Idosos, Trabalho e Minorias da Câmara de Natal realizou, nesta sexta-feira (15), uma reunião remota para debater a política municipal para a terceira idade em tempo de pandemia. Entre os tópicos da pauta, destaque para a situação das Instituições de Longa Permanência para Idosos (ILPIs).

André Arruda, presidente do Conselho Municipal do Idoso, falou que as entidades que abrigam os idosos precisam ter apoio extra durante o confronto contra a Covid-19, a fim de cuidarem melhor dos seus abrigados. "Estamos diante de um momento decisivo para idosos moradores de abrigos e casas de repouso, particularmente vulneráveis ao vírus. Faz-se necessário que o poder público trace estratégias para frear o contágio nesses espaços, para não vivenciarmos a mortandade registrada nos asilos da Europa e EUA. Também precisamos de mais recursos para salvar essas pessoas", defendeu ele. Ion de Andrade, vice-presidente do Centro Social Pastoral Nossa Senhora da Conceição, também acrescentou que orçamento disponível para o setor não é suficiente. 

Na sequência, a vereadora Divaneide Basílio (PT), presidente da comissão, disse que é preciso chamar a atenção para essa realidade, sobretudo neste momento de pandemia. "Estamos preocupados com a população idosa que vive em instituições por sua alta vulnerabilidade e pelo grande risco de ocorrência de um contágio em massa. Precisamos planejar ações para este período e além dele. Por exemplo, garantir mais recursos através da LOA já está entre as medidas que vamos adotar", garantiu a parlamentar.

A vereadora Eleika Bezerra (PSL) lembrou da ansiedade e depressão que afeta muitos idosos durante a quarentena. "Em meio à pandemia que enfrentamos, o isolamento é um dos recursos vitais para reduzir o ritmo de propagação. Ao passo que se trata de um cuidado muito bem indicado, a medida pode gerar emoções nos idosos, o que é capaz de colocar em risco sua saúde mental. Não podemos perder de vista esse aspecto. Aproveito para reforçar a necessidade de reforços financeiros para as ações a favor da população idosa".

Via: Câmara Municipal de Natal
Cyrillo

Blogueiro político em busca de divulgar as verdades escondidas nos atos dos atores políticos.

Postar um comentário

Please Select Embedded Mode To Show The Comment System.*

Postagem Anterior Próxima Postagem