Seu imóvel no seu nome

Acompanhe, compreenda, acolha.

Roberto Freire reassume presidência do Cidadania após impasses jurídicos



A disputa interna no Cidadania sobre quem de fato preside o partido ganhou um novo capítulo jurídico. Atos formais publicados entre os dias 28 de outubro e hoje por três instâncias da sigla (presidência, secretaria-executiva e tesouraria) voltaram a reconhecer Roberto Freire como presidente legal, até que o impasse cartorial iniciado em 2023 seja resolvido.


O problema teve origem quando as atas que elegeram Comte Bittencourt para o comando do partido não foram registradas corretamente em cartório. Faltam assinaturas, há versões divergentes dos documentos e lacunas na comprovação de desligamentos de dirigentes. Na prática, essas falhas mantêm Freire como presidente de direito.


A secretaria-executiva publicou atos que restabelecem formalmente Freire à presidência, regularizam a representação legal do partido e determinam que apenas essa instância pode

emitir comunicações oficiais.


1/2A tesouraria também se alinhou: suspendeu todos os pagamentos do Fundo Partidário e congelou repasses à Fundação Astrojildo Pereira (FAP). A área pediu ainda uma apuração disciplinar de possíveis responsáveis por omissões desde 2023 e afirmou que só tomou conhecimento dos riscos jurídicos em outubro deste ano.


Com os atos já publicados, Freire assinou hoje o documento reassumindo o posto, convocou o Diretório Nacional para 11 de novembro e criou comissões para reorganizar o partido.


Comte reagiu imediatamente. Em nota, disse que as atas foram enviadas para assinatura digital à época, que não há fundamento jurídico para a contestação e que a decisão tomada em 2023 pelo Diretório Nacional — instância máxima do partido — foi legítima, unânime e reconhecida por todos por mais de dois anos, inclusive pelo secretário-executivo.


Ele acrescenta que uma certidão do TSE, emitida em 3 de novembro, o reconhece como presidente. E acusa o secretário-executivo de tentar cassar unilateralmente seu mandato.

Lauro Jardim


Cyrillo

Blogueiro político em busca de divulgar as verdades escondidas nos atos dos atores políticos.

Postar um comentário

Please Select Embedded Mode To Show The Comment System.*

Postagem Anterior Próxima Postagem