TABULEIRO DAS CADEIRAS PARA DEPUTADO FEDERAL
Com mandato temos: Girão, Gonçalves e Carla Dickson;
Na luta pela primeira vez estão: Daniel Marinho, Pedro Filho, Juninho Saia Rodada, Nina Souza e Profa. Ludimilla Oliveira;
Na segunda tentativa estão: Coronel Brilhante e Dra. Roberta Lacerda.
Um desses postulantes ficará de fora da chapa. Quem for mais próximo de Rogério Marinho garantirá a vaga.
Palpite do blog: essa nominata, caso seja com esses nomes, ao menos repetirá o desempenho e elegerá dois candidatos. Girão e Nina são favoritos. Correm por fora: Gonçalves, Carla Dickson e Daniel Marinho.
Quem é quem? -
Daniel Marinho é primo de Rogério Marinho, ex-prefeito e vereador de Nísia Floresta, elegeu seu sucessor ano passado; advogado tributarista bem sucedido e vem com uma candidatura planejada. Não vem para uma aventura.
Pedro Filho é vereador de Assu e vem numa dobradinha com o ex-prefeito Gustavo Soares. Filho de Pedro Cavalcanti que é um construtor de sucesso, Pedro está percorrendo o estado e busca o voto dos evangélicos.
Tenente Coronel Brilhante vem na sua segunda tentativa. Bolsonarista de primeira linha, o policial aposta na parceria com o Coronel Hélio, que é candidato ao senado, para obter êxito nessa batalha. Em 22 Brilhante obteve 30 mil votos; tem que pular para 90 mil sufrágios se quiser ter alguma chance.
Juninho "Saia Rodada" é ex-prefeito e vereador de Caraúbas e conta com a parceria do deputado estadual Dr. Kerginaldo para tentar alcançar uma votação de "gente grande". A estratégia e focar na região oeste e sair de lá com 80% da votação necessária para brigar por uma das duas ou três vagas que o PL poderá conquistar.
Nina Souza é esposa do prefeito de Natal. Vereadora licenciada e atualmente no comando da assistência social da capital potiguar, Nina deseja "trazer para casa" o mandato que Paulinho interrompeu para ser prefeito de Natal. Vem feito um trator. Articulação e carisma ela tem de sobra; votos já provou que sabe conquistar. Botou o dedo na candidatura de Paulinho pra federal em 22 e deu certo; pra prefeito no ano passado, Freire entregou a coordenação a Nina e ela fez chover. Aposto na eleição da meNINA que nasceu em Natal, mas cresceu em Monte Alegre.
Dra. Roberta Lacerda é médica infectologista que ganhou destaque no período da pandemia por defender o tratamento precoce. Ela obteve quase 15 mil votos e tem que melhorar muito seu desempenho para entrar na disputa eleitoral deste ano, no partido de Bolsonaro.
Professora Ludmila Oliveira foi reitora a UFERSA e foi eleita a "defensora" da democracia e dos bons costumes pela direita naquela casa acadêmica. Militante de direita, com pautas conservadoras, ela nunca escondeu fidelidade ao ex-presidente Bolsonaro. Foi Bolsonaro, quando presidente, que a nomeou reitora da Ufersa, mesmo Ludimilla tendo sido a terceira colocada na consulta acadêmica.
Em tempo: temos 10 nomes e somente 9 vagas. Com a palavra o senador Rogério Marinho;
Em tempo 2: são 4 mulheres e a garantia (pela lei) é de pelo menos três. Carla, Nina e Ludimila Oliveira ainda pertecem ao União Brasil; dessas, duas receberam convites da cúpula do "liberal" potiguar; uma delas é prioridade até da direção nacional;
Em tempo 3: entre os rapazes, Pedro Filho, na opinião do blog, é quem tem mais chances de não emplacar sua vaga nessa nominata;
Em tempo 4: os "peixes" de Daniel Marinho, Coronel Brilhante e Juninho Saia Rodada são gigantes e devem garantir suas vagas na nominata;
Em tempo 5: quem tem mandato e está filaido ao PL tem vaga garantida, ao não ser que não queira. A janela para mudança de partido abre ano que vem, no dia 1º de março e dura 30 dias.

