Campanha SOU ALRN

Oposição fará novo pedido de impeachment de Lula


                  Foto:Paulo Pinto/Agência Brasil


 A oposição ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) prepara um novo pedido de impeachment contra o petista, acusando-o de crime de responsabilidade em relação à lei orçamentária. Segundo a denúncia, o chefe do Executivo teria autorizado o pagamento do programa “Pé-de-Meia”, do Ministério da Educação (MEC), sem a devida autorização do Congresso Nacional, o que é considerado um desrespeito à legalidade orçamentária.

Novo Pedido de Impeachment

O pedido, liderado pelo deputado federal Rodolfo Nogueira (PL-MS), conta até o momento com o apoio de ao menos 30 parlamentares. De acordo com a equipe do autor, a denúncia solicita a abertura de um processo de impeachment contra o presidente Lula, com base na suposta violação à lei orçamentária.

O Programa "Pé-de-Meia"

O programa “Pé-de-Meia” é um incentivo financeiro voltado para estudantes do ensino médio inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico). O benefício funciona como uma poupança para incentivar a permanência de jovens em situação de vulnerabilidade na escola, prevenindo a evasão escolar.

O deputado Rodolfo Nogueira argumenta que a lei que criou o programa obriga o Executivo a submeter ao Congresso os recursos destinados ao “Pé-de-Meia” anualmente. No entanto, segundo ele, o governo, por meio do MEC, efetuou os pagamentos dos benefícios desde março sem incluir os valores na Lei Orçamentária Anual (LOA).

O Problema do Veto

O ponto principal do argumento é que o trecho que obrigava a submissão dos recursos ao Congresso foi vetado pelo presidente Lula, mas o Congresso derrubou esse veto. Assim, o deputado Nogueira destaca que o pagamento do benefício sem a inclusão na LOA configura uma violação à legalidade orçamentária e à moralidade administrativa.

Segundo o Palácio do Planalto, o veto foi feito para evitar a exclusão de estudantes com deficiência em situação de vulnerabilidade social, uma vez que o trecho vedava a acumulação do incentivo com o Benefício de Prestação Continuada (BPC). "Diante de tais situações, a manobra empreendida pelo governo federal ao efetuar despesas fora do orçamento oficial e sem a devida transparência representa uma violação do ordenamento em vigor que exige uma resposta firme do Congresso Nacional", diz o documento do deputado.

Processo de Impeachment

O processo de impeachment de um presidente da República é iniciado com uma acusação formal de crime de responsabilidade, conforme previsto na Lei dos Crimes de Responsabilidade. A admissão do pedido ocorre na Câmara dos Deputados, enquanto o julgamento é feito no Senado Federal. Cabe ao presidente da Câmara arquivar o pedido ou dar prosseguimento à abertura do processo.

Resta aguardar os próximos passos dessa movimentação política e como o presidente da Câmara irá se posicionar diante do novo pedido de impeachment.

Cyrillo

Blogueiro político em busca de divulgar as verdades escondidas nos atos dos atores políticos.

Postar um comentário

Please Select Embedded Mode To Show The Comment System.*

Postagem Anterior Próxima Postagem