Campanha de Combate ao Capacitismo

Frente Parlamentar debate aperfeiçoamento do Projeto Abraçar

Fotos: Francisco de Assis


A Frente Parlamentar em Defesa da Criança e do Adolescente da Câmara Municipal de Natal debateu, em reunião realizada nesta quinta-feira (26), a importância do Centro de Referência para as Crianças e Adolescentes em situação de violência. Projeto Abraçar: Avanços e Desafios, que funciona dentro das dependências do Hospital Maternidade Araken Irerê Pinto (HMAIP) em parceria com o Ministério Público do Estado do Rio Grande do Norte  (MPRN), O Instituto Técnico-Científico de Perícia (ITEP) e Polícia Civil. A proposição foi de autoria da vereadora Júlia Arruda (PCdoB). 

O Centro visa contribuir em detectar, notificar, cuidar, minimizar e prevenir situações de revitimização às pessoas de 0 a 17 anos, de ambos os sexos, em situação de violência, desenvolvendo uma prática interdisciplinar, garantindo-lhes a integralidade do cuidado.

O Projeto Abraçar já contabiliza 22 casos de abuso infantil registrado desde a sua inauguração em 4 de agosto passado. A diretora Frankyleide Gomes contou como é ofertado o serviço. "A criança chega, é acolhida pelo serviço social onde conta a história do abuso sexual. Ela também é acompanhada por uma psicóloga e conta com atendimento médico para os exames oferecidos. A delegacia é chamada antes para fazer o boletim de ocorrência. Caso seja necessário, a psicóloga aciona o ITEP", falou. 

Para a delegada Paoulla Maues, diretora do Departamento de Proteção a Grupos Vulneráveis (DPGV), as instalações do CRC representam um avanço. “A diferença é muito grande em relação ao antes e o depois do Projeto Abraçar. Antes, a criança vítima tinha que se deslocar com seu responsável para a delegacia. Da delegacia ia para o ITEP e do ITEP ia para uma rede pública de saúde, que às vezes nem era uma rede de referência. Era uma peregrinação o dia todo para uma criança que já estava vulnerável. E agora, ela vai para esse hospital de referência e lá tem um atendimento multidisciplinar”, observou.

"A reunião mensal da Frente Parlamentar em Defesa da Criança e Adolescente desse mês trouxe um tema extremamente importante e necessário para o aperfeiçoamento dessa rede de proteção e garantia dos direitos da criança e adolescente, que é o Centro de Referência. Hoje, o município de Natal conta com essa estrutura que faz parte dentro da maternidade, mas muitas vezes a própria rede desconhece que existe esse equipamento. Então, tivemos a oportunidade de discutir o que estava previsto na inauguração desse centro, como ele está funcionando e qual a necessidade de uma equipe especializada que está lidando diretamente com essas várias vulnerabilidades que precisam de um atendimento adequado. Uma oportunidade para dar visibilidade para a sociedade e aperfeiçoar todas essas linhas de atendimento para que de fato o serviço possa acontecer da melhor forma possível", observou a vereadora Júlia Arruda. 

O Vereador Daniel Valença (PT) também participou do encontro. 

Cyrillo

Blogueiro político em busca de divulgar as verdades escondidas nos atos dos atores políticos.

Postar um comentário

Please Select Embedded Mode To Show The Comment System.*

Postagem Anterior Próxima Postagem