Criado com foco na melhoria da qualidade de vida, estímulo aos bons hábitos de saúde e prevenção, o programa Movimente-se, da Assembleia Legislativa, antes restrito aos servidores da Casa, desde julho foi aberto para a população. Na próxima edição, que acontece na quarta-feira (1), o Movimente-se vai contemplar toda a comunidade da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) em Natal.
A Associação, que tem a missão da inclusão e desenvolvimento da Pessoa com Deficiência (PcD), está completando 64 anos este mês e irá comemorar a data com uma programação especial no próximo dia 30, terça-feira. Na agenda das celebrações haverá uma missa, homenagens aos que contribuíram para a história da associação e apresentações culturais.
As ações do Movimente-se vão acontecer a partir das 7h, direcionadas aos alunos, pais e funcionários. O programa é executado pela Divisão de Saúde e Bem-estar, que faz parte da Diretoria de Políticas Complementares.
De acordo com o chefe da Divisão de Saúde, Luís Abrantes, esta edição será bem recheada de serviços: "A diretoria percebeu a necessidade de ofertar mais ações, como por exemplo a assessoria jurídica para as famílias, jogos educativos para os alunos, entre outras como corte de cabelo e esmaltação", afirmou.
O Movimente-se oferta consultas (pediatria, clínica geral e nefrologia), triagem da equipe de enfermagem para aferição de pressão e glicemia, fonoaudiologia, psicologia com roda de conversa, nutricionista, educador físico para atividades laborais, ioga, entre outros.