Campanha da AL RN

Prefeitura de Natal avança com construção do Centro Comercial do Maruim

foto: Alex Régis


A Prefeitura de Natal entrega, nas próximas semanas, a primeira fase do Centro Comercial de Pescados e Frutos do Mar, na antiga comunidade do Maruim, no bairro das Rocas. O investimento no local é de R$ 4,7 milhões, com recursos da União e contrapartida do Município.

O projeto total compõe três galpões com 42 unidades, que incluem quiosques, peixarias e outros ambientes de trabalho. Nesta primeira fase, serão transferidos para o primeiro galpão atividades que ainda não envolvem alimentação. Serão 11 boxes com oficinas, vidraçarias e um ateliê. Os banheiros e vestiários do local, inclusive os adaptados, já estão prontos e serão entregues também nessa fase 1.

Para o prefeito Álvaro Dias, o Centro Comercial vai provocar um impacto social e econômico muito positivo na região que engloba as Rocas e a Ribeira. “Vamos promover dignidade, oferecendo um espaço moderno para os moradores da região comercializarem seus produtos. Além disso, haverá um ganho no aspecto urbanístico”, projeta ele, lembrando ainda que a praça do Pôr do Sol está integrada à ação. “Vamos revitalizar a praça, que vai funcionar como ponto turístico, por ser um local privilegiado pela beleza do pôr do sol do Rio Potengi”.

A secretária municipal de Habitação e Regularização Fundiária (Seharpe), Shirley Cavalcanti, endossa o prognóstico. “O alcance social dessa obra tem um valor inestimável. Nesse lugar, nós tínhamos pessoas morando em condições sub-humanas, em palafitas. As 200 famílias foram levadas para moradias dignas no residencial São Pedro, no mesmo bairro, o que garantiu a manutenção da proximidade dessas pessoas com o seu ambiente e também com suas atividades. Agora estamos transformando esse local de trabalho que será ocupado por eles e transformará a vida de muita gente”, avalia a secretária.

São 7.000 metros quadrados de uma área que inclui também quiosques, banheiros públicos e estacionamento. “A Prefeitura optou por realizar a obra em módulos para não atrapalhar a atividade econômica do lugar. Como é comércio, a gente quis que eles continuassem trabalhando. Não seria razoável desapropriar e tirar as pessoas do lugar onde trabalham

há anos e a obra não estar pronta. Imagine o prejuízo que seria para essas famílias”, comenta Shirley Cavalcanti.

A titular da Seharpe explica ainda que, após instalados esses primeiros ocupantes do Centro Comercial, a área antes utilizada por eles será demolida e terá início a obra de construção do segundo galpão. “Depois que transferirmos eles para cá, vamos demolir as instalações antigas e iniciamos o segundo galpão. Então, essa obra será toda ela feita por partes e essa primeira, que chamamos de Eixo 1, será entregue até o fim deste mês”, conta.

Somente nesse “eixo” são 1.200 metros quadrados de área coberta com lojas amplas e adequadas, cada um com a atividade que será realizada e acabamentos diferentes para atividades que causem algum impacto no piso e outros para trabalhos que não demandem essa necessidade. “Nos locais das oficinas, colocamos piso que possam receber altos impactos. Em outros boxes, o acabamento é diferente, ou seja, respeitando a atividade de cada um”, aponta a secretária, que visitou a obra nesta semana.

A secretária reforça que a obra do Centro Comercial faz parte de um projeto maior, que é a urbanização do Maruim, envolvendo a transferência dos moradores e que será incluído em algo maior para revitalização e valorização da área. “O Centro Comercial, o Mercado das Rocas, tudo está sendo feito para atrair as pessoas para a área, sejam elas natalenses ou turistas. Esse processo, além da questão cidadã, gera emprego e renda para as pessoas do local”, analisa.

Cyrillo

Blogueiro político em busca de divulgar as verdades escondidas nos atos dos atores políticos.

Postar um comentário

Please Select Embedded Mode To Show The Comment System.*

Postagem Anterior Próxima Postagem