Campanha da AL RN

Astrofísico da UFRN desconsidera crescimento em internações pelo COVID em todo o país e afirma que CARNATAL "explodiu" Natal de casos graves

O Blog do amigo Bruno Barreto de Mossoró publicou uma pesquisa do Doutor em astrofísica José Dias do Nascimento Junior que afirma que o Carnatal foi o resonsável pelo crescimento ASSUSTADOR dos casos graves, com internação, do COVID-19.

O pesquisador esqueceu de responder por que os casos em todo Brasil cresceram mais que o RN no mesmo período.

Em São Paulo, só para exemplificar, não houve festa alguma e os casos relatados pelo pesquisador aqui no RN, como sendo culpa do CARNATAL, cresceram mais que aqui.

Veja matéria dia 21 de dezembro/21 com o título: "Observatório COVID-19 BR – Nota sobre aumento de casos: dezembro de 2021" do site do  Conselho de Secretários Municipais de Saúde do Estado de São Paulo “Dr. Sebastião de Moraes”.

Veja a nota:
"O número de hospitalizações de casos suspeitos de Covid-19 no Município de São Paulo tem crescido rapidamente desde o início de dezembro. Esse crescimento tem se acelerado, o que também aconteceu com o número de casos suspeitos de COVID-19 atendidos pela rede hospitalar do município de São Paulo. Consequentemente, a ocupação dos leitos COVID no município também teve um crescimento rápido nos últimos sete dias, mostrando uma tendência de aumento de pressão sobre o sistema hospitalar."

No Rio Grande do Norte

O governo do estado do RN, através da SESAP afirmou, no dia 20 de dezembro, 10 dias após a festa potiguar o seguinte: "Realização do Carnatal não alterou número de casos de Covid-19, segundo dados da Sesap/RN" "De acordo com o boletim epidemiológico diário da Secretaria de Saúde Pública do Rio Grande do Norte a média móvel de casos após 10 dias do início do evento se manteve estável"

Taxa de ocupação

"A taxa de ocupação de leitos críticos para Covid-19 também não houve um aumento percentual depois do Carnatal. Entre os dias 9 e 12 de dezembro a taxa tinha uma média de 30,38% de ocupação. Agora, dez dias após o início do evento, o percentual de ocupação dos leitos é de 29,3%."

"Atualmente, o Rio Grande do Norte possui 111 leitos disponíveis e 46 leitos ocupados por internados com Covid-19. A pandemia já vitimou 7542 potiguares desde março de 2020 até o fechamento desta matéria."

Matéria do Blog do Mossoroense Bruno Barreto, único veículo que repercutiu a pesquisa "fodástica".

Link da matéria: https://blogdobarreto.com.br/efeito-da-covid-pos-carnatal-solicitacoes-de-uti-dobram-e-tendencia-de-queda-de-casos-foi-invertida/

Em tempo: em nenhum momento o tal pesquisador fez comparativos com outras capitais brasileiras, no mesmo período, onde não ocorreram festas tipo o CARNATAL.

Em tempo 2: pior que o pesquisador foi o blogueiro Bruno Barreto, único veículo do mundo que publicou essa "genial pesquisa".

Em tempo 3: Pipa concentrou, no mesmo período do Carnatal, 100 vezes mais pessoas nas ruas que a nossa festa. Desçam daí, inimigos do crescimento econômico!

Em tempo 4: segue o currículo do pesquisador José Dias do Nascimento Júnior

Graduação em Física e Mestrado em Astrofísica pela UFRN (1994). Doutorado em Astrophysique et Techniques Spatiales na Université Paul Sabatier, IRAP, Toulouse, France, (1999). Desde 2005 é professor da Dep. Física da UFRN. Foi professor visitante do IAS, de l'Université Paris-Sud, Orsay, França (Maio de 2013), do IRAP, l'Université Paul Sabatier (IRAP em 2014), e do IPAG de l'Université de Grenoble (Set. de 2015) e "visiting scholars" do Harvard-Smithsonian Center for Astrophysics (CfA, Harvard Univsersity), Cambridge, US (set. 2013 a Jun. 2018), onde permanece como pesquisador associado. Experiência na área de Astrofísica Estelar, com ênfase em Estrutura e Evolução estelar, atuando principalmente nos seguintes temas: Estrelas Análogas solares, Magnetismo Estelar e Solar, Rotação estelar e Evolução química. Caracterização de estrelas centrais de exoplanetas. Aprovou projetos de Cooperação internacional CAPES/FCT e CAPES/COFECUB (até 2018) e projetos UNIVERSAL/CNPq, sendo o último com vigência Dez-2015. Na Astrofísica Observacional utilizou diversas configurações instrumentais em grandes (2.2-10m) telescópios (VLT@ESO, 3.6@ESO, Keck, Gemini, CFHT, TBL, SUBARU) . Em 2014 foi a agraciado com a medalha de Mérito cientifico Cultural ?Câmara Cascudo" pela ALRN. Publicou mais de 45 artigos, muitos dos quais Qualis-A em revistas internacionais arbitradas, sendo várias Letters. Em 2017 publicou na SCIENCE importante artigo com contribuição para o entendimento dos ciclos magnéticos do Sol e das estrelas análogas. O Artigo teve citação na versão impressa do "The New York Times". Nos últimos anos teve Importante atuação na formação de novos pesquisadores (graduação, pós-graduação, pós-doutorado), além de uma contribuição em divulgação científica, com mais de 50 destaques na mídia nacional e internacional 2013 a 2018 e mais de 800 'media press clippings' em 2013, 2016. Cinco press releases dos observatórios Subaru, CFHT, ESO e CfA-Harvard. Pesquisa com destaque na pagina do CfA da Universidade de Harvard em Julho de 2014 Dezembro de 2014 e Março de 2016.

Hospitalizações e atendimentos.
Gráficos do crescimento de casos de COVID em São Paulo no mês de dezembro.
O pesquisador parece magoado pelo fato de, segundo ele, ter alertado as autoridades do RN para o risco que seria a realização da festa.

Está na matéria do blog do Barreto; "O pesquisador lembra que alertou que o Carnatal reunia as condições perfeitas para a circulação do coronavírus e que isso iria impactar no sistema de saúde."

Em tempo 5: pesquisador esqueceu também de citar que a OMS alertou o mundo sobre a variante Ômicrom seria responsável pelo aumento de casos de COVID no mundo inteiro.

Em tempo 6: Nota da OMS: "OMS reforça alerta para aumento de casos de Covid e risco da variante ômicron" - "Diretor-geral fala em 'tsunami' de novos casos. Monitoramento da organização aponta crescimento de 11% nos casos da doença na última semana em relação à anterior – foram quase 5 milhões de novas infecções." -

Mais da OMS na matéria: "Em um boletim publicado na terça-feira (28), o monitoramento da OMS aponta que, na última semana – de 20 a 26 de dezembro –, houve um aumento de 11% nos registros de novos casos de Covid em relação à semana anterior. Quase 5 milhões de novas infecções foram registradas....

Em tempo 7: porra, doutor Zé Júnior, como pode esquecer de trazer esses dados na sua PESQUISA tampa e "Crush"? No mundo todo ouve crescimento considerável. Esqueceu memso?

Em tempo 8: porra, Barretão, poderia ter divido esse genial estudo com mais amigos blogueiros. Foi egoísta na "exclusiva".

Cyrillo

Blogueiro político em busca de divulgar as verdades escondidas nos atos dos atores políticos.

Postar um comentário