Campanha da AL RN

Concessão de gratificação para médicos do SAMU é aprovada em comissão




A Comissão Especial de Fiscalização dos Atos do Poder Executivo de Enfrentamento à Pandemia causada pelo novo coronavírus (Covid-19) aprovou, durante reunião remota nesta segunda-feira (22), um Projeto de Lei Complementar encaminhado pelo Executivo que estrutura a carreira médica com destaque para o estabelecimento de gratificação aos médicos que atuam no SAMU (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência). 

O vereador Franklin Capistrano (PSB) ressaltou a importância da iniciativa. "Trata-se de uma medida justa, que chega para valorizar esses profissionais empenhados numa luta árdua diuturnamente. Aliás, defendo que o benefício seja compartilhado com o conjunto das categorias da Saúde". Em consonância com Capistrano, o vereador Fernando Lucena (PT) comunicou que apresentará uma emenda à matéria estendendo a gratificação para os demais trabalhadores do SAMU. "O coronavírus tornou o cotidiano das equipes de urgência ou emergência ainda mais desafiador. Todos estão arriscando suas vidas para garantir atendimento à população", disse.

Na sequência, o colegiado avaliou o cenário da pandemia na capital potiguar. Representando o Comitê Científico da Prefeitura de Natal, o médico e professor João Marinho (Joca) defendeu a mobilização dos hospitais militares das Forças Armadas a fim de aumentar a rede de assistência na cidade. "Precisamos da ajuda de todos nesse momento crítico, inclusive do Hospital Universitário Onofre Lopes, que conta com enorme contingente de profissionais. A rede municipal de Saúde não será capaz de enfrentar sozinha a situação. Não vai adiantar criar leitos todas as semanas com as cidades do interior transportando seus pacientes para Natal". 

"Por exemplo, a Aeronáutica tem um hospital em Parnamirim que pode contribuir para absorver as demandas de Parnamirim, São José do Mipibu, Nísia Floresta, entre outros municípios. Ou seja, aliviaria a nossa rede", acrescentou João Marinho. 

“É preciso, também, conscientizar a sociedade para a questão do isolamento social, além de aumentar a testagem nas áreas mais vulneráveis ao vírus. A hora pede união para salvar vidas", concluiu.

Sobre a inclusão dos hospitais das Forças Armadas no enfrentamento ao coronavírus, o vereador Sueldo Medeiros (PROS) lembrou que foi aprovado um requerimento de sua autoria solicitando o apoio militar através das equipes de saúde. "Diante desse apelo do Comitê Científico, faz-se necessário saber da Secretaria Municipal de Saúde se já foram iniciadas as tratativas para a chegada desse auxílio".

Via: Câmara Municipal de Natal.
Cyrillo

Blogueiro político em busca de divulgar as verdades escondidas nos atos dos atores políticos.

Postar um comentário

Please Select Embedded Mode To Show The Comment System.*

Postagem Anterior Próxima Postagem