Campanha da AL RN

Álvaro ou Hermano. Carlos Eduardo vai pousar em qual projeto?

Primeiro dia do ano e vamos aos prognósticos. Os nomes postos, há pouco mais de 300 dias da eleição de outubro e como os vejo para o futuro.

Carlos Eduardo é o nome que decidirá pra quem vai a prefeitura? Se ele ficar com Álvaro, a parada está batida? Se ficar com Hermano, teremos um segundo turno duro? E se a candidata do PT for Natália, ela chega no segundo turno?

Sabemos, pelas pesquisas (que não é a da SETA) que Carlos Eduardo é a maior liderança da capital. O maior transferidor de votos no momento. 

Sabemos também que Lula transfere quase 40% dos votos para quem ele abençoar. Mas, se for Natália, o poder de fogo será muito maior. Uma coisa é Lula pedir votos para Alexandre Motta, Jean Paul Prates ou Júlia Arruda. A labareda seria muito menor. 

Hermano criou coragem e deu um passo a frente. Tomou a decisão e escolheu um partido para a disputa. A grande pergunta é? Será que os dirigentes do partido dele, Rafael e Ricardo Motta vão sustentar o sonho de Hermano? 

Se Hermano desembarcar seu time no governo estadual, encaixar suas peças na estrutura de Fátima Bezerra, e lá na frente Fátima, vendo o jogo do alto, entender que Hermano poderia atrapalhar um possível nome do PT na luta pela prefeitura? Será que os Motta's sustentariam a candidatura de Hermano?

E se pelo fato de Hermano desembarcar na gestão do PT lhe tirar a chance de receber o apoio de Carlos Eduardo, será que o deputado não desistiria de ir par o governo?

É, pois Carlos Eduardo pode ir pra qualquer lado, menos para as bandas do governo Fátima. Afinal ele é o melhor e maior nome da oposição no atual momento.

Talvez nem se atreva a concorrer para o governo em 2022. Tudo depende de como estará avaliado o governo de Fátima Bezerra. Do jeito que está se desenhando, as contas da gestão dela em dia, nada lhe tirará a preferência do eleitor potiguar.

O mesmo eu vejo de Álvaro. Se tudo estiver como hoje, ele estará no segundo turno tranquilo. Somente uma avalanche, um escândalo de corrupção ou um dilúvio, poderiam tirar o prestígio que o ex-deputado estadual, federal e vice-prefeito de Caicó, goza no momento. Álvaro surfa a onda da tranquilidade.

Kelps, pelo que parece, e com o reforço das pesquisas, perdeu o bonde da história. Era uma figura em ascensão na classe média, tido como um "fato novo" da política estadual, entrou na mesmice e não conseguiu sustentar o "migué" populista que aplicava no povo da capital. Propostas irreais e longe da realidade da nossa província. 
A cada temporada, as pessoas que chegam mais perto dele vão caindo na real. Descobrem que é um "MIGUELENTO". Fala o que queremos ouvir. Subestima todo mundo, de vereador de município pequeno a senador da república. Já fechou mais de uma dezena de portas com grandes e tradicionais figuras da política do estado (ele é um capítulo à parte).

Geraldo Ferreira, do Cidadania, está resolvendo se vem para a batalha. Está decidindo nos próximos dias, com a cúpula do partido, se vai encarar a candidatura ao palácio Potengi. Acho que antes da festa de Reis, ele decidirá. É sempre um grande quadro da capital. Representante da classe médica e um grande lutador por dias melhores da saúde pública em todo o nosso estado. 

Carlos Alberto do PV é, na minha opinião, o nome que pode surpreender. No momento se aproxima dos 3% nas pesquisas, num cenário sem Natália Bonavides do PT. Carlos já surpreendeu a todos (os que não o conhecia) na candidatura a governador em 2018. Teve 2% dos votos, somando mais de 31 mil votos. Deu show nos debates e no programa de TV ele deu o seu recado. 

Poderia surgir um nome-surpresa? Daria tempo de cair nas graças do eleitor? Seria o vereador "anti-esquerda" Cícero Bolsonaro Martins? Ou o deputado Coronel Azevedo? Achei que o policial militar estaria melhor nas pesquisas no momento atual. Demorou a decidir. Não dá mais tempo de entrar na preferência do eleitor.

Robinson Faria tenta criar um fato novo: Bruno Giovanni. O blogueiro, diretor na assembleia legislativa, apresentador de TV, de rádio e DJ já ofereceu o nome dele na última pesquisa da SETA. 5,5% dos entrevistados lembraram dele. Robinson Faria, com todo desgaste recente, é o articulador que está no melhor caminho. BG e sua máquina de mídia é o único que está "descendo o cajado" no governo municipal.

Capitão Styvenson, para mim, é o mais forte entre todos que poderia ser considerado uma surpresa. Mas, estranho e soberbo que só ele, ninguém consegue ler a mente do "prendedor de motoristas bêbados". Se tivesse a intenção, na minha opinião, seria um nome que estaria pipocando na opinião pública. O senador sim, ainda sustenta o seu grande "migué". 

Oposição, nenhum desses está fazendo. Kelps só bate no governo estadual; Hermano tem cargos na prefeitura e por isso pega leve; Carlos Alberto não bate em ninguém, não se coloca com convicção na contramão do atual governo; O PT está mais preocupado em se defender, na gestão do estado, do quê apontar erros no município. Fernando Lucena e Divaneide, mais atrapalham do que acrescentam na oposição. 

A exceção é Bruno Giovanni, o BG. Criação de Robinson Faria, Fábio Santos Faria e João Maia, BG sabe como fazer. O ex-governador foi a última vítima de uma oposição bem feita. Se os eleitores insatisfeitos com o governo Álvaro se concentrarem em torno do nome de BG, tá aí o "fato novo". 

Robinson acertou em Ceará Mirim. Elegeu Júlio César Câmara para comandar o município. Robinson Faria está dando a volta por cima? 

De "migué" em "migué", vamos rezando para que o próximo prefeito não seja um grande "Miguelento".

Em tempo: "Migué" é igual a "Pelé", que é igual picareta, que é  a mesma coisa de estelionatário de mentes, ou a mesma coisa que "171" eleitoral. Resumindo: Um sociopata de primeira linha. 
Exemplo: 
"Você está dando Migué. Não está doente não"; 
"Quer dar Migué em mim? Venha logo trabalhar!"; 
"Fulano é muito "miguelento". Fui chamar para tomar uma e ele disse que tá tomando remédio". 

Cyrillo

Blogueiro político em busca de divulgar as verdades escondidas nos atos dos atores políticos.

Postar um comentário

Please Select Embedded Mode To Show The Comment System.*

Postagem Anterior Próxima Postagem