Natal é a 5ª cidade que mais avança em vacinação contra Covid

Natal está entre as capitais do Brasil que mais avança na vacinação contra a covid-19, em relação à faixa etária dos vacinados. De acordo com um levantamento feito pela Secretaria Municipal de Planejamento - Sempla, a capital potiguar ocupa a quinta posição no Nordeste e a oitava em nível nacional. Até esta terça-feira (22), Natal já tinha ultrapassado a marca de 435 mil vacinas aplicadas. Atualmente, a cidade vacina os que têm 47 anos ou mais, sem comorbidades. 


Em nível regional, os natalenses estão à frente de Salvador, João Pessoa, Maceió e Teresina. Natal supera, em relação à idade dos vacinados, cidades como São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte e Porto Alegre (Confira quadro abaixo). 

A vacinação em Natal avança com rapidez, graças à grande estrutura montada pela Prefeitura. Além dos seis pontos de drive da cidade, a população tem 35 unidades básicas de saúde para buscar o imunizante. Para os profissionais da educação, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS/Natal)  disponibiliza o Palácio dos Esportes e mais dois pontos exclusivos: o ginásio do colégio Expansivo, na Zona Norte (Rua Wiliam Marinho de Leiros, 50 - Pajuçara); e o ginásio do Instituto Sagrada Família, no Alecrim (R. Olinto Meira, 1076. Alecrim). Os locais funcionam diariamente das 08h às 16h, inclusive aos domingos.

“Natal vai vencer a Covid-19. Estamos trabalhando com muito afinco e, à medida que as vacinas chegam, elas são aplicadas na população. Temos uma das melhores estruturas do país montadas para vacinar contra o coronavírus”, frisou o prefeito Álvaro Dias.

Com esse “esforço de guerra”, a capital potiguar tem condições de distribuir, rápida e eficientemente, todas as doses de vacina que recebe. Além disso, a partir da liberação do uso de 50% das vacinas fora das prioridades por comorbidades, a fila das idades avançou, levando à população ainda mais esperança na imunização completa da cidade em pouco tempo.

Natal vem se esforçando para manter o calendário de vacinação contra a Covid-19, apesar da escassez de imunizantes. Nesta terça (22), cinco capitais suspenderam suas campanhas vacinais por conta do problema — Florianópolis, Aracaju, Campo Grande e João Pessoa, com a primeira dose, e São Paulo, a aplicação das duas doses.


Para quadro informativo:
Vacinação por faixa etária nas capitais brasileiras

Capital                Idade
Palmas                 58
Belo Horizonte       56
Teresina                55
Boa Vista               53
Cuiabá                   53
Curitiba                  52
Florianópolis            51
Maceió                    51
Porto Alegre            51
São Paulo                51
Goiânia                   50
Porto Velho             50
Vitória                    50
Brasília                   49
Campo Grande        49
João Pessoa            48
Macapá                  48
Salvador                      48
Rio de Janeiro            48
Rio de Janeiro         47
Natal                       47
Belém                    46
Recife                    43
Rio Branco              40
Aracaju                  39
Manaus                  37
São Luís                 22
Fortaleza*                -

*A capital do Ceará adota um sistema de chamamento dos cidadãos por lista divulgada em seus canais oficiais

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Sargento da Marinha morre afogado em praia de Maceió

Fuzileiros Navais de Luto. Faleceu o Sargento Flávio Freitas

Faleceu Jonaldo Batista, ex-árbitro de futebol do RN