OTC do Sol 2021 - Olimpíadas Nacionais dos Tribunais de Contas serão em Natal

De 16 a 22 de agosto desse ano, Natal vai receber as Olimpíadas Nacionais dos Tribunais de Contas do Brasil (OTC). 

A realização é da associação nacional olímpica social e recreativa dos tribunais de contas do Brasil - ANOSTC.

Serão 24 modalidades. Entre elas Futebol Society, Futsal, Voleibol, Basquete, Atletismo, Natação, Corridas de 5 e 10 km, Pesca, Xadrez, Tiro esportivo, Bocha, entre outras. 

São esperados cerca de 1.100 participantes entre atletas e acompanhantes. 

As solenidades de abertura e encerramento serão realizadas no Centro de Convenções, com abertura dia 16/08, às 20h e encerramento dia 21/08 no mesmo horário. 

HISTÓRICO 

As Olimpíadas dos Tribunais de contas do Brasil surgiram da ideia de um evento esportivo que promovesse a integração e congraçamento dos servidores dos Tribunais de contas do Brasil, através do esporte. 

A OTC do Sol, em Natal, será a 8° edição. Já ocorreram em Brasília (DF), Blumenau (SC), Foz do Iguaçu (PR), Gramado (RS), Canela (RS) e a última edição em 2019 em Manaus, no estado do Amazonas.

"Foi na edição de Manaus, que por iniciativa do ex-presidente do TCE/RN, Conselheiro Poti Junior, foi feito o lançamento da candidatura de Natal como sede para edição seguinte, que seria realizada de 09 a 15 de Novembro passado mas foi adiada devido a pandemia", disse Maurício Maeterlinck, coordenador geral/local da competição.

O evento vem no momento significativo para incrementar  a receita da nossa capital, onde enfrenta uma forte crise financeira. O evento promove a geração de emprego e renda, movimentando a rede hoteleira, de bares e restaurantes, transporte, além do setor esportivo, com aproveitamento da mão de obra dos profissionais de arbitragem, coordenação e demais categorias ligadas ao desporto da capital.

RECURSOS PARA REALIZAÇÃO DO EVENTO

A OTC não se utiliza de recursos públicos. Todas as despesas são custeadas com a receita dos valores de inscrições que cada atleta paga para participar dos  jogos, garantindo a cobertura da hospedagem, transporte, solenidades de abertura e encerramento, locação de praças desportivas, arbitragens, material esportivo, premiações e alimentação.

OTC SOLIDÁRIA

As olimpíadas promove o programa 'OTC SOLIDÁRIA', em que parte do valor das inscrições é revertido na compra de materiais (fraldas, material de limpeza ou higiene pessoal) que é doado a uma instituição de caridade ou assistencial da cidade onde é realizada a competição. "Ainda não definimos qual instituição será beneficiada. Vamos definir mais próximo da competição. Todo o material esportivo dos jogos será doado a Secretaria de Esporte e lazer (SEL) para utilização em suas ações e programas esportivos nas comunidades de Natal", afirmou Maurício. 

DELEGAÇÕES

Além dos Tribunais de contas do Brasil, a OTC tem a participação de delegações de alguns países da América do Sul, como Argentina e Uruguai, e para a edição de Natal, pelo seu potencial turístico, a coordenação local já recebeu contatos de interesse em participar de Costa Rica, Porto Rico e Honduras.

ESCOLHA DE NATAL COMO SEDE

A escolha de Natal como cidade sede foi "por aclamação", não havendo lançamento de nenhuma outra candidatura após o então presidente, conselheiro Poti Junior, apresentar o vídeo institucional e proferir o discurso de lançamento da candidatura de Natal como cidade sede.

Natal receberá pela primeira vez os jogos dos Tribunais de Contas com delegações de todo o pais, em agosto.


VISITA DA DIRETORIA DA ANOSTC

Na próxima semana, entre os dias 01 e 04, o presidente da ANOSTC, Evandro Arruda e o diretor financeiro da entidade Renato Souza estarão em Natal para audiências com o Dr. Paulo Roberto Alves, recém empossado presidente do TCE/RN, com equipe da prefeitura Municipal de Natal, composta pelos secretários de Esporte e Lazer, Jódia Melo, do Turismo, Fernando Fernandes, da Casa Civil, Joham Xavier e a assessora especial do Gabinete Civil, Daniela Mafra.

Na oportunidade ocorrerão as assinaturas de contratos com os sete (07) hotéis que hospedarão os participantes, com as empresas responsáveis pelo transporte e com os locais das solenidades de abertura e encerramento.

Nessa visita serão definidos os locais de competições e a escolha do equipamento público onde será construída pela ANOSTC uma cancha de bocha, um legado da OTC do Sol e outros compromissos ligados aos jogos.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Sargento da Marinha morre afogado em praia de Maceió

SEMSUR. Feiras livres voltarão a funcionar nesse final de semana

Fuzileiros Navais de Luto. Faleceu o Sargento Flávio Freitas