O Instituto Qualittá, em parceria com o blog do Cyrillo, divulga os resultados de uma pesquisa de opinião pública realizada nos bairros de Pirangi e Pium, no município de Parnamirim. O levantamento ouviu 97 eleitores e avaliou a percepção da população sobre mandatos políticos, serviços públicos e governos, além de medir a intenção de voto para os cargos de deputado estadual, deputado federal, governador, senador e presidente da República.
Avaliação de Gestão – Bairro de Pirangi do Norte
Na avaliação do mandato do vereador Éder Queiroz, 51,9% dos entrevistados afirmaram aprovar sua atuação. Outros 26,9% disseram desaprovar, enquanto 21,2% não souberam ou preferiram não responder.
Sobre a gestão da prefeita Nilda, 55,8% dos moradores de Pirangi declararam aprovação. A desaprovação foi registrada por 23,1% dos entrevistados, e 21,2% afirmaram não saber avaliar.
Quando questionados sobre os serviços públicos no bairro, 59,6% afirmaram que melhoraram, enquanto 28,8% consideraram que pioraram. Outros 11,5% não souberam opinar.
A avaliação do Governo do Estado apontou que 26,9% aprovam a gestão estadual, enquanto 53,8% desaprovam. Já 19,2% dos entrevistados disseram não saber avaliar.
Em relação ao Governo Federal, 36,5% dos moradores de Pirangi afirmaram aprovar a gestão, 48,1% desaprovam e 15,4% não souberam responder.
Avaliação de Gestão – Pium/Cotovelo
No distrito de Pium e Praia de Cotovelo, o mandato do vereador Éder Queiroz foi aprovado por 62,6% dos entrevistados. A desaprovação alcançou 18,4%, enquanto 18,9% não souberam avaliar.
A gestão da prefeita Nilda foi aprovada por 54,7% dos moradores de Pium. A desaprovação ficou em 18,4%, e 26,8% dos entrevistados afirmaram não saber opinar.
Quanto aos serviços públicos, 49,5% disseram que houve melhora, 18,4% afirmaram que pioraram e 32,1% não souberam avaliar.
A gestão do Governo do Estado foi aprovada por 18,4% dos entrevistados em Pium. A desaprovação chegou a 44,7%, enquanto 36,8% não souberam responder.
Já o Governo Federal teve aprovação de 39,5% no bairro, desaprovação de 44,7% e 15,8% de entrevistados que não souberam opinar.
Intenção de Voto – Deputado Estadual
Na intenção de voto para deputado estadual, o candidato Galeno aparece com 10,72% das citações. Dr. Kerginaldo registra 2,06%. Camila Araújo, Gustavo Carvalho, Carol Pires, Daniel Marinho, Nelter Queiroz, Éder Queiroz, Kléber Rodrigues e Pedro Lopes aparecem com 1,00% cada. O índice de indecisos é de 80,00%.
Intenção de Voto – Deputado Federal
Para deputado federal, Kelps e Carla Dickson registram 2,06% cada. Daniel Marinho aparece com 1,00% empatado com Natália do PT. O percentual de indecisos chega a 93,81%.
Intenção de Voto – Governador
Na disputa pelo Governo do Estado, Allysson lidera com 7,21% das intenções de voto. Rogério Marinho e Styvensson aparecem empatados com 4,12% cada. Fátima Bezerra registra 3,09%. As opções “Situação” e Hermano Moraes aparecem com 1,00% cada.
Intenção de Voto – Senador
De acordo com os dados, 86,59% dos entrevistados afirmaram estar indecisos ou não souberam indicar um nome para o Senado, demonstrando um cenário de ampla indefinição eleitoral na região pesquisada.
Entre os nomes citados espontaneamente, o senador Styvensson Valentim aparece na liderança, com 7,21% das intenções de voto, sendo o único candidato a ultrapassar a marca dos dois dígitos baixos.
A governadora Fátima Bezerra surge em seguida, com 2,06%, enquanto os demais nomes aparecem tecnicamente empatados, todos com 1,00% das citações: Álvaro Dias, Zenaide Maia, Daniel Marinho e Allyson Bezerra.
Os números indicam que, apesar de alguns nomes já serem lembrados pelo eleitorado, a corrida pelo Senado ainda está em estágio inicial na região, com grande espaço para crescimento das pré-candidaturas ao longo do período pré-eleitoral.
Intenção de Voto – Presidente
De acordo com a pesquisa, 55,67% dos entrevistados afirmaram estar indecisos, não souberam ou preferiram não indicar um nome para presidente, evidenciando que mais da metade do eleitorado ainda não formou opinião sobre a eleição nacional.
Entre os nomes citados, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva aparece na liderança, com 31,95% das intenções de voto, concentrando a maior parcela entre os candidatos mencionados.
Na sequência, o senador Flávio Bolsonaro surge com 8,25% das citações. Já as respostas que indicaram “alguém de Bolsonaro” e o próprio Jair Bolsonaro aparecem empatadas, ambas com 2,06% das intenções.
Em tempo: 97 entrevistas representam quase 2% do eleitorado do litoral de Parnamirim.
Em tempo 2: a região litorânea de Parnamirm tem pouco mais de 5 mil eleitores.
Em tempo 3: em 2024, nas eleições municipais de Parnamirim, o Instituto Qualittá, junto com a Cosult Pesquisas, acertou o resultado que deu a vitória da Professora Nilda, derrotando o apresentador Salatiel de Souza por uma margem pra lá de apertada.
Em tempo 4: a margem de erro é de 3,5% e o nível de confiança é de 95%.
.png)