O Programa Brasil Alfabetizado (PBA), que visa à alfabetização de jovens, adultos e idosos, tem como foco a colaboração entre todas as esferas governamentais. Em Natal, as aulas já foram iniciadas nas quatro regiões administrativas da cidade. Nesta semana, o secretário municipal de Educação, Aldo Fernandes de Sousa Neto, visitou uma das turmas do PBA, no bairro Dix-Sept Rosado, acompanhado do chefe do Setor de Educação de Jovens e Adultos, Luan Presley Santiago.
A turma visitada é composta por 17 estudantes, com idades entre 26 e 78 anos, sendo apenas um aluno do sexo masculino. As aulas acontecem todas as noites, de segunda a sexta-feira, na Associação Madre Rosa (Assomar), localizada na comunidade Parque 13 de Maio, no bairro Dix-Sept Rosado, zona Oeste de Natal.
Para a professora da turma, Maria do Rosário Fernando Serafim, a alfabetização oferece aos alunos a chance de inserção no mercado de trabalho, uma percepção mais ampla do mundo e a possibilidade de se reconhecerem como cidadãos. “Esse programa é de extrema importância para que os adultos e idosos possam aprender e se desenvolver de forma integral. Os estudantes são bastante participativos e assíduos. A turma é muito boa de se trabalhar”, declarou a professora.
A estudante Ana Lúcia Moura de Souza, de 66 anos, contou que interrompeu os estudos na antiga 2ª série do Ensino Fundamental e só retornou no início deste ano. “Meus filhos me incentivaram a voltar a estudar. Estou aprendendo muita coisa nova, tanto em Matemática quanto em Português. Algumas coisas eu já sabia, mas não lembrava mais de jeito nenhum. Está sendo muito bom poder relembrar e me sentir capaz”, relatou.
Já Adriana Silva de Carvalho Torres, de 50 anos, outra aluna do programa, parou de estudar na 4ª série e também só retornou neste ano. “Estou aprendendo a escrever e a ler melhor. Já assinei meu nome. Estou muito feliz em participar das aulas. Me divirto e aprendo bastante aqui. Está sendo uma bênção na minha vida poder retomar os estudos. É uma ajuda enorme no meu dia a dia, para resolver minhas coisas na correria da vida”, comentou.
O Brasil Alfabetizado é um programa que visa alfabetizar pessoas com diferentes níveis de escolaridade, idades e origens, incluindo jovens, adultos e idosos que nunca frequentaram a escola ou que não tiveram a oportunidade de concluir os estudos e consolidar o processo de alfabetização.
Atualmente, a Secretaria Municipal de Educação de Natal formou 20 turmas, com cerca de 20 estudantes em cada, totalizando aproximadamente 400 alunos. A SME-Natal, por meio do Setor de Educação de Jovens e Adultos, é responsável por acompanhar e monitorar o programa, oferecer formação continuada aos professores alfabetizadores, distribuir material didático, realizar visitas mensais para avaliar o desenvolvimento das turmas e aplicar avaliações que mensuram a aprendizagem de forma quantitativa e qualitativa. As aulas ocorrem em diferentes espaços, como igrejas, associações, sindicatos e conselhos comunitários.
Durante a visita, o titular da SME-Natal, Aldo Fernandes, elogiou os estudantes por estarem presentes e motivados a aprender, destacando a importância da aquisição de habilidades básicas. “Todos vocês estão de parabéns, mesmo muitos trabalhando durante o dia, cuidando de seus lares e de suas famílias. Vocês buscaram aprender a escrever seus nomes, a dominar as palavras, a ler, a externar os pensamentos, a somar, dividir e multiplicar. Estão aprendendo todos os dias, e isso é muito bom”, afirmou. O secretário mencionou ainda que há projetos em andamento para criar espaços acolhedores e acessíveis para todos os alunos e seus filhos. “Vocês estão no caminho certo. Irão concluir esse curso, e as escolas da Rede Municipal de Ensino estarão de portas abertas aguardando vocês”, finalizou.