Acompanhe, compreenda, acolha.

Natal é diferente. Tem obra que a gente ver!

Prefeitura lança programa “Natal Inova” em parceria com Funpec e Metrópole Parque


A Prefeitura de Natal lançou oficialmente o “Natal Inova”, um programa pioneiro que vai aproximar a administração municipal do ecossistema tecnológico. A iniciativa é fruto de um acordo de cooperação técnica com a Fundação Norte Rio Grandense de Pesquisa e Cultura (Funpec) e permitirá a contratação de soluções desenvolvidas por startups incubadas no Parque Tecnológico Metrópole Digital (Metrópole Parque).

 

A solenidade de lançamento foi realizada no salão nobre do Palácio Felipe Camarão, nesta sexta-feira (22). O termo de cooperação foi assinado pelas secretarias municipais de Planejamento (Sempla) e de Concessões, Parcerias, Empreendedorismo e Inovação (Sepae). Pelo acordo, caberá à Funpec selecionar as startups e gerir os contratos, enquanto as secretarias municipais indicarão os desafios e demandas a serem solucionados.

 

Durante a cerimônia, a vice-prefeita Joanna Guerra, que representou o prefeito Paulinho Freire, ressaltou que o programa é um marco na modernização da gestão pública natalense. “Com o Natal Inova, aproximamos a Prefeitura do ecossistema de inovação, um dos mais ativos do país. Essa parceria nos ajuda a resolver problemas da cidade com tecnologia, ao mesmo tempo em que reforçamos o ambiente empreendedor, educacional e atraímos investidores para Natal, movimentando a economia e gerando novas oportunidades”, explicou Joanna.

 

O secretário da Sepae, Arthur Dutra, destacou a agilidade do modelo do projeto.“Estamos criando um mecanismo rápido e seguro para incorporar tecnologia às rotinas da Prefeitura. É uma forma de trazer soluções já testadas para áreas essenciais, como saúde, educação, mobilidade e atendimento ao cidadão”, explicou.

 

Já o secretário de Planejamento, Vágner Araújo, enfatizou a integração da iniciativa ao planejamento estratégico da cidade. “Nosso objetivo é priorizar demandas que tragam eficiência e transparência. O Natal Inova está totalmente alinhado às metas do Plano Natal 2030, que prevê a digitalização de serviços públicos e uma administração mais moderna”, apontou.

 

O diretor-geral da Funpec, Aldo Dantas, reconheceu a importância da parceria com a Prefeitura do Natal e reforçou a missão de transformar pesquisa em benefícios concretos para a sociedade. “O Natal Inova mostra que podemos transformar ciência em produto e entregar resultados práticos para a população. Estou muito feliz com essa parceria com a Prefeitura e vamos trilhar juntos o caminho do desenvolvimento e inovação”, afirmou ele.

 

O acordo terá vigência inicial de dois anos e não prevê repasse imediato de recursos. Os investimentos serão definidos conforme cada projeto, com base em metas de desempenho. A expectativa da Prefeitura é de que, até o primeiro semestre de 2026, pelo menos 10 soluções inovadoras estejam em operação, consolidando Natal entre as capitais mais abertas à inovação no setor público. 

Cyrillo

Blogueiro político em busca de divulgar as verdades escondidas nos atos dos atores políticos.

Postar um comentário

Please Select Embedded Mode To Show The Comment System.*

Postagem Anterior Próxima Postagem