![]() |
Foto: Reprodução |
A vice-prefeita eleita de Natal, Joanna Guerra (Republicanos), não terá papel coadjuvante na gestão municipal a partir de janeiro de 2025, como já garantiu o prefeito eleito Paulinho Freire (União Brasil), que retomou suas atividades como deputado federal em Brasília na terça-feira (29).
Joanna Guerra e o Desafio do "Fila Zero"
Joanna Guerra anunciou que seu principal objetivo imediato será a implementação do programa "Fila Zero", que visa acabar com a fila de espera nas creches municipais em 2025, garantindo que todas as crianças da primeira infância tenham acesso ao atendimento. A iniciativa visa atender uma demanda crítica da população e proporcionar mais oportunidades para as famílias natalenses.
Graduada em Políticas Públicas e com mestrado em Estudos Urbanos e Regionais, Joanna, de 33 anos, afirma que assumir um papel mais ativo na administração é um desafio natural: "É um desafio, mas, ao mesmo tempo, um caminho muito natural", destacou. Joanna já vinha atuando nos bastidores da administração municipal, ajudando a diagnosticar problemas e propondo soluções.
Transição e Planos para os Primeiros 100 Dias
Na segunda-feira (28), Joanna se reuniu com Paulinho Freire para discutir a coordenação da equipe de transição. Segundo ela, ainda não entraram em detalhes sobre a composição da equipe, mas ficou claro que essa formação não estará necessariamente vinculada ao futuro secretariado da prefeitura. "O que ele adiantou é que essa composição não necessariamente tem a ver com o secretariado", explicou.
Ex-secretária de Planejamento da gestão Álvaro Dias, Joanna mencionou que, durante a transição, será traçado um plano para os primeiros 100 dias de gestão. "A população espera algumas respostas imediatas, e nosso foco será entender melhor a situação atual da prefeitura para entregar essas respostas", afirmou.
União e Colaboração para a Gestão Municipal
Joanna Guerra também ressaltou a importância da colaboração com Paulinho Freire para o sucesso da administração: "Obviamente, todas as minhas decisões serão compartilhadas com ele. Para que a gente possa ter êxito na gestão de uma cidade, precisamos ter união acima de tudo". A vice-prefeita eleita demonstrou confiança de que a parceria será essencial para transformar Natal em um lugar mais justo e eficiente para todos os seus habitantes.