Nunca na história do clube aconteceu um WxO seja ele em qualquer categoria do futebol. Em nome do "profissionalismo", vários nomes do futebol foram demitidos recentemente. Fatos negativos e inéditos começaram a acontecer.
"Volta amadores"!!!!
O América-RN perdeu por WxO na estreia do Campeonato Potiguar Sub-15. Na manhã deste sábado, a equipe rubra não compareceu ao confronto contra o Monamy, que foi declarado vencedor. O detalhe: o jogo seria realizado na Arena América, em Parnamirim.
De acordo com a Federação Norte-rio-grandense de Futebol, o América não conseguiu registrar os jogadores para a estreia. Nove atletas ainda estão vinculados ao clube, com registro ativo, mas não fazem parte do elenco atual.
Com a ausência do América, o árbitro José Alexandre Silva Neto encerrou o jogo com vitória do Monamy.
- Tenho 25 anos de base e nunca passei por um constrangimento desse. Um campeonato com 16 equipes, inédito no Rio Grande do Norte, e a gente se depara com um WO dentro da Arena América - comentou Bruno Xavier, técnico do Monamy e filho de um dos maiores ídolos da história do América-RN, Hélcio Xavier.
- Tive a honra de trabalhar por 17 anos na instituição América e nunca passei por uma situação dessas, e hoje a gente vê um WO. Parece mentira, estou sem acreditar. Não entendo como um clube centenário não tenha competência de registrar seus atletas e trazer para campo. A gente veio na intenção de jogar - completou.
Os familiares dos jogadores do Monamy também não tiveram autorização para entrar na Arena América.
- Vieram familiares de Guamaré, de Várzea, de Monte Alegre, e tiveram que ficar fora do estádio, porque não teve público. Acho isso um absurdo. Estamos trabalhando com adolescentes, um trabalho de formação, e acontecer isso realmente é triste - contou Bruno.
América-RN e Monamy fazem parte do Grupo B do Campeonato Potiguar Sub-15, que ainda tem Estrela Potiguar, Globo, Natal, Potiguar de Mossoró, Potyguar Seridoense e Santa Cruz de Natal.
Posicionamento do América-RN
O América-RN emitiu nota oficial sobre o caso às 11h45 deste sábado. Veja abaixo:
"O América Futebol Clube SAF vem a público esclarecer o ocorrido na manhã deste sábado (30).
O clube pretendia disputar as primeiras rodadas do Campeonato Potiguar Sub-15 no campo do CT Dr. Abílio Medeiros, inclusive reformando vestiários para a visitantes e arbitragem.
Entretanto, na terça-feira (26), a FNF informou ao América que, após contato com os demais clubes e por limitações técnicas, que não seria possível realizar o jogo no local.
Devido ao curto intervalo de tempo para a transferência da partida para o Estádio Desembargador José Vasconcelos da Rocha (Arena América), com o objetivo de viabilizar, inclusive, a presença de convidados, e o conflito com compromissos do elenco profissional, o América informou previamente sua posição pela remarcação da partida à FNF e ingressou com ação junto ao TJD-RN, solicitando que a partida contra a Associação Cultural e Esportiva Monamy, pela primeira rodada do Campeonato Potiguar Sub-15, acontecesse a partir de quarta-feira (03).
O TJD-RN alegou não ter competência para julgar a solicitação e remeteu à FNF, que deve apreciar na segunda-feira (01).
Neste sábado (30), logo ao chegar à Arena América, a equipe de arbitragem foi informada da situação pelo clube e anexou o documento à súmula da partida.
América Futebol Clube SAF".
Via: GE.globo.com
Em tempo: o América está um desastre na sua administração no que se refere ao futebol.
Em tempo 2: ex-atletas históricos do clube, campeões da Copa do Nordeste, que ascenderam o clube pela primeira vez à série A do Brasileiro em 1996 não são nem atendidos pelos profissionais do clube.
Em tempo 3: outro dia, no CT do América, o craque Helinho foi barrado no portão e teve que esperar horas para ter acesso ao clube, pra participar de um jogo de máster.
Em tempo 4: o craque Casquinha foi barrado na Arena das Dunas no clássico contra o ABC. Eu o encontrei a caminho do portão de acesso e no mesmo dia soube que ele havia sido barrado.
Em tempo 5: o zagueiro e capitão Carlos Motta, um dos maiores ídolos da torcida americana de todos os tempos, reclamou que não é atendido há semanas por dirigentes do clube. "deixei várias mensagens no celular de um dirigente da base. O assunto é de interesse do clube. Ele ver o recado e não retorna", desabafou Motta.
Em tempo 6: falei com um profissional do América no meio da última semana que me confidenciou as dificuldades no clube: "estou desempenhando quatro funções. Não estou conseguindo viver. Falta gente aqui pra ajudar", reclamou o profissional.
Em tempo 7: e esse blog vivia pegando no pé de Canindé Pereira, ex-assessor de comunicação do clube e de Ariel Santos, coordenador das bases. Éramos felizes e não sabíamos! Volta, Canindé!!! Volta, Ariel!!!
Em tempo 8: vejam vocês, caros leitores: se uma SAF vem pra profissionalizar o setor de futebol de um clube e acontece coisas assim, como isso vai dar certo? Nem inscrever atletas para uma competição seríssima como é esse Sub-15 da FNF eles conseguem! como explicar esse tal "profissionalismo" prometido pela SAF?
Em tempo 9: a FNF deve punir exemplarmente essa falha. E os dirigentes do América devem entender que clube de tradição como o "mecão" não são meros objetos que dão lucro. Se enganam e vão passar maus bocados com a torcida alvi-rubra. Tô avisando!