No dia 8 de dezembro, o Centro de Convenções Ulisses Guimarães, em Brasília, recebeu as muitas mesas organizadas pela Fundação Perseu Abramo que tiveram temas variados e amplos, no sentindo de que candidatos e candidatas das próximas eleições ouvissem e discutissem, num grande momento de preparação para o pleito que se avizinha.
Para José Genoíno, membro histórico e do alto clero do PT, presente no evento, defendeu que em 2024 a esquerda possa ter a oportunidade de abrir algumas portas do labirinto atual e ter como meta enfrentar o fascismo.
Nesse rumo, um militante político de alta patente aqui do RN, defendeu hoje a tarde nas escadas do Palácio Felipe Camarão, uma estratégia política para 2024 que teria como pressuposto principal isolar e derrotar a "extrema direita golpista" que tem ainda grande influência em Natal.
Outro pressuposto seria tirar do isolamento político a deputada do PT Natália Bonavides, vista como candidata a prefeita dos radicais de esquerda, transformando-a em candidata da cidade, dos democratas, como também atrair o prefeito de Natal Álvaro Dias, que apesar de ter votado em Bolsonaro não é de extrema direita e se tornou uma liderança importante na cidade, tendo feito uma grande administração.
Segundo esse militante, está nas mãos da governadora Fátima Bezerra e do prefeito Álvaro Dias a solução para a vitória histórica e inédita do PT em Natal. Eles deveriam unirem-se, pois são duas forças com poder de isolar as outras.
Seria uma aliança histórica que transformaria a deputada Natália Bonavides chefe do executivo natalense.
Além disso, os dois juntos construiriam uma nova e improvável conjuntura para 2026. A surpresa que a política potiguar ainda não havia visto.
Em tempo1: o PT nunca venceu em Natal.
Em tempo 2: o prefeito Álvaro Dias já sinalizou que quer tirar Natal do isolamento dos recursos de Lula-presidente e Fátima, com as lideranças do PT, seria o melhor caminho.
Em tempo 3: a governadora Fátima, derrotada na votação do ICMS hoje, aprendeu a lição? Ela irá priorizar a recomposição urgente da maioria na Assembleia e ficar vacinada para os próximos embates?
Em tempo 4: Álvaro e Natália seria a eleição com duas máquinas poderosas em Natal, principal polo eleitoral do RN.
Em tempo 5: José Genuíno tem razão quando disse: "o principal é derrotar a extrema direita e ampliar o leque de alianças para 2024?".
Em tempo 6: Fátima agora entende que o PV é a outra asa da aeronave que ela pilota?
Em tempo 7: depois do "carão" que a governadora recebeu de Lula, quando deixou Rafael Motta ajudar na eleição de Rogério Marinho, ela aprendeu a lição?
Em tempo 8: será que o diário oficial do governo virá recheado de exonerações dos cargos indicados pelos deputados insurgentes?
Em tempo 9: será que Fátima vai entender que se aliar é melhor que se isolar? Que ela, Adriano Gadelha e Raimundo Alves não são o governo?
Em tempo 10: Carlos Eduardo só se destaca nas pesquisas até Álvaro Dias anunciar seu candidato para a sua sucessão. Muitos acham que Carlos e Álvaro ainda são um só.
Em tempo 11: eu sou um moderado opositor.