Campanha de Combate ao Capacitismo

TV Assembleia celebra 20 anos com pluralidade de conteúdo



 A TV Assembleia celebra, em dezembro, 20 anos de existência e atuação no Rio Grande do Norte. Uma sessão solene para comemorar a data será realizada na próxima segunda-feira (4), a partir das 14h, no plenário da Assembleia Legislativa do RN. Na ocasião, serão homenageados oito profissionais que trabalham na emissora desde o início de sua operação. 

Gerson de Castro, gerente da TV Assembleia, explica que desde que assumiu a função aposta na evolução do conteúdo e na qualidade do material jornalístico. "Quando cheguei aqui, a TV já estava consolidada, já tinha um nome no mercado e uma história de 12 anos. A gente continuou mantendo a valorização. Buscamos aprimorar a TV em todos os aspectos para que ela pudesse evoluir, com aperfeiçoamento da parte jornalística, mais pluralidade e diversidade no conteúdo. Uma TV cada vez mais vitrine da Casa, trazendo eventos legislativos como as sessões plenárias, sessões solenes, audiências públicas e reuniões das frentes parlamentares", detalha. 

O gerente observa que matérias importantes para o estado já foram produzidas pela equipe, como o desenrolar da transposição das águas do Rio São Francisco. "Toda semana tem uma audiência no interior do Rio Grande do Norte, promovida por um deputado. Nós aproveitamos a ida para fazer matérias, reportagens, ou no município, ou na região que a gente vai. Isso tem ampliado a programação da TV e a cobertura que a gente faz".

A programação diária atual inclui dois telejornais ao vivo, um programa de esportes, quatro boletins informativos, sessões plenárias, audiências públicas e reuniões das comissões permanentes. Além disso, a TV Assembleia produz semanalmente programas de entrevistas abordando temas diversos, agenda cultural divulgando eventos no estado e a produção de artistas locais, bem como informativos com prestação de serviços, como dicas de emprego e cursos. Destaca-se também a produção mensal e bimestral de documentários sobre a cultura, história, economia e memória política do RN.

Atualmente, a Casa Legislativa dispõe de câmeras robóticas instaladas em diversos ambientes, que facilitam a cobertura das atividades legislativas, sem substituir os profissionais cinegrafistas. "A TV hoje é considerada uma das mais modernas do estado e uma das principais TVs legislativas do País. Temos uma programação rica e em processo de expansão ", enfatiza Gerson.

Para 2024, as expectativas são as melhores. "Ao longo desses anos, apesar dos problemas que a pandemia nos trouxe, mantivemos a atualização tecnológica da TV e o aperfeiçoamento da cobertura. Hoje estamos trabalhando para ampliá-la ainda mais. Na parte interna, investimos em equipamentos. Atualmente, por exemplo, a TV tem condições de transmitir de duas salas diferentes. Se for necessário, podemos revezar a transmissão ao vivo, de uma reunião na sala de comissões e uma sessão no Plenário da Casa", comemora o gerente. 

Ainda segundo Gerson de Castro, a ALRN também aprovou um projeto para ampliação da emissora, com a transferência da estrutura física para uma futura sede própria na Praça João Maria, no bairro da Cidade Alta. A previsão é que as obras comecem no próximo ano.

História 

A TV Assembleia do Rio Grande do Norte iniciou suas operações em outubro de 2003, realizando sua primeira transmissão ao vivo, uma sessão plenária, em 8 de outubro do mesmo ano. Até a inauguração oficial, em 15 de dezembro de 2003, a TV Assembleia operou em caráter experimental, desenvolvendo uma grade de programação que incluía transmissões de atividades legislativas, telejornais, documentários sobre a cultura e história do RN, além de entrevistas.

Em 24 de novembro de 2004, o Ato da Mesa da Assembleia Legislativa nº 175/2004, publicado no Diário Oficial do Estado, estabeleceu a Fundação Djalma Marinho como entidade sem fins lucrativos responsável pela administração da TV Assembleia e de todos os veículos de comunicação de sons e imagens concedidos ou autorizados à Assembleia Legislativa do RN. Inicialmente disponível apenas para assinantes da Cabo Natal, a TV Assembleia expandiu sua cobertura ao longo dos anos e hoje em dia é transmitida por sinal aberto.

A TV AL pode ser assistida em Natal e Região Metropolitana no canal 10.3 e ainda pela internet, no canal oficial da TV no YouTube. A emissora – mantida pela Fundação Djalma Marinho, entidade sem fins lucrativos – atingiu este ano o total de 16 transmissores digitais instalados em diversas regiões potiguares.

Cyrillo

Blogueiro político em busca de divulgar as verdades escondidas nos atos dos atores políticos.

Postar um comentário

Please Select Embedded Mode To Show The Comment System.*

Postagem Anterior Próxima Postagem