Campanha da AL RN

Pesquisa do Instituto QUALITTÁ para prefeito de Belém do Brejo Cruz em parceria com o Blog do Cyrillo e Rádio BBC FM

Realizada nos dias 24 e 25 de Outubro, tendo entrevistado 356 pessoas, nos bairros do Centro,  Manoel Forte Maia, Miguel Batista e nos distritos: Boa Esperança, Dois Riachos, Extremas, Manaus, Maravilha, Mulungu, Santa Casa, Santa Luzia, Tapera, Timbaúba e Varsóvia, o Instituto QUALITTÁ, sediado em Natal, junto com o Blog e a Rádio BBC de Belém do Brejo do Cruz, divulga na manhã dessa quarta-feira, no programa Jornal Café com Notícias, comandado pelo apresentador R. Andrade e Marcos Borges, os números da pesquisa.

Na pergunta espontânea para prefeito, os resultado foi esse:


Na pergunta estimulada, onde os nomes são apresentados aos entrevistados, o resultado foi assim:

A avaliação da gestão do prefeito Evandro Maia está assim:
A gestão é aprovada (regular, bom e ótimo) por 80,1% da população de Belém do Brejo do Cruz; enquanto 48,7% (regular, péssimo e ruim) desaprovam a gestão.

O Instituto Qualittá fez a simulação de alguns confrontos, confiram: entre Leomar e Lindomar Filho, o secretário de finanças do município venceria a eleição com uma distância considerável. 55,4% x 12%. São mais de 43 pontos de vantagem para Leomar.


Outra simulação de confronto feita pelo Instituto foi entre Leomar e Elaine, concorrente da atual gestão nas eleições de 2020. A médica dermatologista  perderia por mais de 44 pontos para o secretário Leomar. Seria 58,2% x 13,9%.


A disputa preferida pelos eleitores entrevistados foi entre Leomar e Germano. Na simulação de uma eleição entre os dois, Germano perderia para o atual secretário do prefeito Evandro Maia por uma diferença de 34,3% pontos. Apontado como o principal oposicionista, segundo os números das perguntas estimulada e espontânea para prefeito, Germano hoje não faria frente ao secretário de finanças do prefeito Evandro Maia.


Sobre a "cristalização dos votos", quando se pergunta ao eleitor se ele poderia mudar seu voto até o pleito eleitoral de 06 de outubro do ano que vem, o quadro ficou assim: 61% não mudaria, 19,9% talvez mudaria e 11% disse sim, que poderia mudar sua opção de hoje. Essa dado surpreende pela distância de quase um ano para o pleito, não sendo um dado normal para um período tão distante da eleição municipal do ano que vem. Confira o quadro sobre a "cristalização" do voto do eleitor de Belém do Brejo do Cruz hoje: 


A pesquisa perguntou ainda sobre quais os meios de comunicação preferidos pela população para ficarem por dentro dos assuntos da politica local. Vejam os resultados:
WhatsApp e Instagram foram os mais citados com 29% e 23%, respectivamente; Televisão foi citado por 17%, rádio por 13%, Boca a boca foi o meio citado por 11%, Facebook foi o menos citado entre todos os meios de comunicação.

Por último, o perfil completo dos entrevistados no quadro abaixo.



Em tempo: outras perguntas foram feitas ao eleitorado de Belém do Brejo do Cruz e serão divulgadas em breve. 

Em tempo 2: o Instituto Qualittá pertence ao grupo CAFF Comunicação, Pesquisas e Eventos, sediado em Natal, capital do Rio Grande do Norte que atua desde o ano de 2020. 

Em tempo 3: na eleição suplementar de Ipanguaçu, em março desse ano, o instituto cravou a diferença apertada que seria o pleito. O candidato Remo Fonseca do PP venceu por 29 votos, corroborando os dados pesquisados em duas etapas.

Em tempo 4: somente esse ano, no Rio Grande do Norte, o Instituto Qualittá realizou levantamentos em Touros (duas vezes), Parnamirim (três vezes), Barra de Maxaranguape, Passagem (duas vezes), Currais Novos, Nova Cruz, Poço Branco, João Câmara, Extremoz (02 vezes) e Natal (04 vezes). 







Cyrillo

Blogueiro político em busca de divulgar as verdades escondidas nos atos dos atores políticos.

Postar um comentário

Please Select Embedded Mode To Show The Comment System.*

Postagem Anterior Próxima Postagem