Campanha da AL RN

Audiência debate problemas no saneamento e execução dos serviços da Caern

Foto: Fco de Assis


Uma audiência pública na Câmara Municipal de Natal discutiu nesta sexta-feira (22) os problemas que a população enfrenta com a falta de saneamento básico e a execução de serviços prestados pela Companhia de Águas e Esgotos (Caern).

A audiência, proposta pelo vereador Zé Humberto (PP), expôs relatos de moradores que sofrem com lama de esgoto em suas portas, problemas no abastecimento de água e demora na recuperação asfáltica em obras da companhia. "Foi uma audiência para a gente poder contribuir de alguma forma para reduzir o desperdício de água e soluções para os esgotos e problemas nas tubulações da Caern. Daqui tivemos relatos e esclarecimentos para todas as regiões da cidade", disse o parlamentar.

O presidente da Comissão Especial de Fiscalização, Recebimento de Obras e Serviços de Engenharia do município (CEFROSE), Junior Pereira, explicou que o órgão fiscaliza e tem um canal direto entre a população e a Caern, mas a emissão de água servida e ligações clandestinas agravam os problemas. "Muitas vezes a água servida e ligações clandestinas provocam o problema porque a própria população faz essas ligações no ramal principal e isso dificulta o trabalho", disse ele.

Como a rede é projetada para suportar um certo nível de material, quando há o excesso, a possibilidade de transbordamento e de abrir buracos nas vias é alta.

O superintendente de manutenção e serviços da Caern, Lamarcos Teixeira, disse que o probelma sempre volta a acontecer porque os dejetos continuam sendo lançados por via clandestina. "Não se trata da mesma obstrução. Sempre há nova obstrução quando há ligações clandestinas.  O sistema é projetado para um limite de bombeamento e dimensão. Quando se vê uma boca de ferro jorrando é justamente a água em grande volume, inclusive as águas pluviais", argumentou.

Sobre os buracos provocados por serviços que a companhia realiza, ele explicou que ocorre mais em períodos chuvosos que dificultam a celeridade na conclusão e que, por haver poucas usinas que produzem o material asfáltico específico para esse fim, também há dificuldade na logística, porém que a companhia tem um canal aberto para receber as demandas da população.

Os vereadores Herberth Sena (PSDB), Eribaldo Medeiros (REDE) e Milklei Leite (PV), também participaram das discussões, juntamente com representantes das secretarias municipais de obras (Seinfra), Meio Ambiente e Urbanismo (Semurb), Agência Reguladora dos Serviços de Saneamento Básico (Arsban), Vigilância Sanitária, bem como lideranças comunitárias.

Cyrillo

Blogueiro político em busca de divulgar as verdades escondidas nos atos dos atores políticos.

Postar um comentário

Please Select Embedded Mode To Show The Comment System.*

Postagem Anterior Próxima Postagem