Deu no Blog do Robson Pires
Enquanto o Idema prossegue criando dificuldades para evitar que o prefeito Álvaro Dias dê início ao projeto de “engorda” da praia de Ponta Negra, uma matéria veiculada nacionalmente no Jornal Hoje, da Rede Globo, expôs para o Brasil o processo de degradação do Morro do Careca, inclusive alertando sobre a possibilidade de um acidente com algum turista devido a erosão da base do morro.
Uma coisa é certa: caso em um futuro próximo aconteça algum acidente com banhista, seja ele turista ou não, será a governadora Fátima Bezerra e o seu governo que vão sujar as mãos de sangue. Fátima está achando bom o fato de o Idema, órgão de sua administração, prosseguir empatando a obra de engorda da praia de Ponta Negra. A missão é evitar que o prefeito Álvaro Dias empreenda uma iniciativa importante para Natal, na véspera da campanha eleitoral de 2024.
Ouvido pela Rede Globo, o geólogo José Petronilo da Silva Junior, deixou claro que se o mar continuar avançando não haverá como controlar a natureza e toda a areia por cima da falésia seria levada.
Mas para o Idema e a governadora Fátima Bezerra nada disso importa.
Tampouco importa que a Prefeitura de Natal tenha os recursos assegurados e o projeto para fazer o aterro hidráulico, nome técnico da engorda da praia.
O que importa é criar dificuldades para garantir “facilidades” eleitorais para que seu grupo político ganhe as eleições de 2024, a despeito do prejuízo que essa estratégia possa causar para o povo de Natal e ao turismo potiguar.
O Idema prossegue com a sua missão de “empatar” a obra em Ponta Negra, alegando, entre outras coisas, que a “engorda” poderá gerar problemas para aves migratórias e tartarugas marinhas. Enquanto isso, Natal corre o risco de ter que devolver ao governo Federal algo em torno de R$ 100 milhões, valor do projeto de engorda e enrocamento da praia.
LICENÇA PRÉVIA
O projeto da obra em Ponta Negra deu entrada no Idema em 2015, de lá para cá o órgão ambiental do Estado pede novas informações para poder liberar sua a licença. Agora, outras 40 novas perguntas foram enviadas para serem respondidas pela Prefeitura que reivindica a liberação da licença prévia, ainda que com condicionantes, como o Idema fez em relação a construção de uma Estação de Tratamento de Esgotos na Redinha.
A Caern obteve a licença para construção da estação que irá tratar os esgotos da Zona Norte, mesmo ainda tendo que cumprir algumas condições antes de iniciar a operação dos serviços.
No entanto, como a obra de Ponta Negra é meta do prefeito Álvaro Dias, a regra que serviu para a Caern parece não servir para a Prefeitura de Natal.
Em tempo: A reportagem do jornalismo da Globo mostrou que uma parede de aproximadamente dois metros se formou na base do morro. Blocos de areia já se desprenderam da estrutura, mas ninguém se feriu. Ainda há riscos de novos deslizamentos de blocos de areia, colocando em perigo quem caminha ou fica naquela área.
Enquanto isso, a Fátima Bezerra continua se fazendo de desentendida, no melhor estilo “tô nem aí”…
Por FM