Deu no blog Amigos da Onça
O que já se comentava nos bastidores, agora é oficial. O cenário político na cidade de Passagem, na região Agreste Potiguar, tem um novo rumo. Isso porque o ex-prefeito Tota Fagundes oficializou a aliança com o grupo político da oposição liderado pela ex-vereadora, a advogada Wedna Mendonça. A união foi selada durante um encontro entre os dois, lideranças e correligionários, onde na ocasião foi confirmada a aliança para as eleições municipais de 2024.Conforme o Blog Os Amigos da Onça já havia antecipado em primeira mão, Tota Fagundes rompeu com o sobrinho, o atual prefeito Juninho, após ter sido traído por seu apadrinhado político, desconsiderando o apoio recebido do tio no último pleito. O ex-prefeito apoiou Juninho para ser o seu sucessor nas eleições de 2020, mesmo ele sendo apenas um desconhecido na política passagense, elegendo-o numa disputa acirradíssima contra Wedna Mendonça por uma vantagem de 95 votos. Pois bem, o atual prefeito simplesmente abandonou o tio, logo depois de assumir a prefeitura e agora terá seu ex-padrinho político como adversário na próxima eleição.
Com uma gestão desgastada e mal avaliada, Juninho vem sofrendo baixas importantes na sua base política e comenta-se que outros aliados podem abandonar seu grupo. Há até quem diga que a sua candidatura à reeleição está ameaçada.
O detalhe é que Tota, mentor de Juninho na política e grande líder político do grupo bacurau, deixou bem claro ao anunciar o rompimento político com sobrinho o seu desejo de construir uma aliança para fortalecer um projeto para recuperar a cidade de Passagem do atraso vivenciado nos últimos anos. Através de suas redes sociais, Tota declarou que a atual gestão tem levado a cidade para um retrocesso em todas as áreas, principalmente com a falta de ações no campo social voltadas aos mais carentes, o que era uma marca no período em que administrou o município. Tota ainda disse que a gestão do sobrinho é um desastre administrativo.
De família tradicional na política de Passagem, cidade administrada por seu pai Neco Fagundes e também pelo irmão Júnior Fagundes, Tota tem larga experiência e um grande carisma junto à população do município. Ele se tornou prefeito após quebrar uma hegemonia de muito tempo da família Barreto no poder e tem uma forte liderança comprovada nas últimas eleições.
A união de Tota com Wedna fortalece mais ainda o projeto da oposição para a disputa da sucessão na prefeitura de Passagem em 2024 e já tem deixado o grupo do atual prefeito em notório estado de preocupação com essa aliança. Inclusive, a chapa a ser formada já está sendo cogitada. Nos bastidores, o nome que circula como possível companheira de chapa de Wedna é o da filha do ex-prefeito, a também advogada Fernanda Fagundes. No entanto, a definição da chapa só deverá acontecer no próximo ano. Até lá, os ponteiros serão alinhados. O fato é que o pleito em Passagem promete novamente muitas emoções e mais surpresas. Aguardemos!
Em tempo: tive acesso aos números das duas pesquisas e a união de Tota com Wedna é pra lá de viável.