Na manhã desta terça-feira (13), o prefeito Álvaro Dias prestigiou na Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte (ALRN) uma homenagem à vida religiosa de Dom Jaime Vieira Rocha, Arcebispo Metropolitano de Natal. O pleito teve como propositor o deputado e presidente da Assembleia Legislativa, Ezequiel Ferreira de Souza.
“Conheci Dom Jaime quando era bispo de Caicó, minha cidade natal, e já admirava sua dedicação e o trabalho social que desenvolvia, principalmente em torno dos temas ligados ao desenvolvimento do Seridó. Mas foi aqui em Natal, nesta feliz coincidência, ele arcebispo, eu prefeito desta cidade, que pudemos estreitar os laços de amizade. Se já admirava o trabalho de Dom Jaime pela dedicação à causa do sertanejo, dos homens e mulheres que desenvolveram uma cultura própria de convivência com esse fenômeno climático, foi aqui na metrópole que nosso bispo colheu os melhores frutos de seu trabalho”, observou Álvaro Dias.
O chefe do executivo municipal destacou o empenho de Dom Jaime na realização de seminários e cursos de formação de lideranças jovens, intercâmbio de extensão universitária com instituições de ensino públicas e privadas e ação social junto a pessoas em situação de rua e em vulnerabilidade social, em especial no período da pandemia, firmando parcerias importantes com a Prefeitura na atuação nessa área.
Dias ilustrou que no campo pastoral, propriamente dito, foi na gestão de Dom Jaime que foram criados dois santuários em Natal, o de Nossa Senhora de Fátima, no conjunto Parque das Dunas, e o de Nossa Senhora da Esperança e Santo Inácio de Loyola, em Cidade da Esperança, além de seis novas paróquias na cidade: Imaculada Conceição, no Loteamento Aliança; São Tomé Apóstolo, no Conjunto Cidade do Sol; Nossa Senhora dos Navegantes, na Redinha; Nossa Senhora da Conceição, em Mãe Luiza; Nossa Senhora dos Impossíveis, na Cidade Satélite; e São José, em Cidade Nova.
“Foi Dom Jaime também que esteve em Roma há cinco anos celebrando junto com o Papa Francisco a canonização dos Santos Mártires de Cunhaú e Uruaçu. Os santos potiguares”, pontuou Álvaro Dias.
Em seu discurso, Dom Jaime assinalou que dedicou seu sacerdócio aos pobres e marginalizados. Não é à toa que o Arcebispo mantém um serviço social ativo nas comunidades mais carentes da cidade, levando o pão e a palavra de Deus a milhares de pessoas que precisam do alimento do corpo e da alma. “Compreendi que o trabalho em prol do desenvolvimento social é um ato de fé. O desenvolvimento significa um trato cuidadoso com um projeto de inclusão social. Aprendi também que é preciso saber dialogar com os poderes constituídos, em vista do bem comum e da dignidade humana e em favor do povo”, ressaltou o Arcebispo, nascido no município de Santa Cruz a 30 de março de 1947.
Ele disse, ainda, que sempre zelou pelas relações institucionais e a concretização de parcerias com instituições públicas e privadas, visando ao conforto dos mais necessitados: “Participei de campanhas solidárias emergenciais, como enchentes, por exemplo, e presido o Observatório Social do Nordeste. Sou um homem feliz. Só tenho a agradecer”.
Nomeado Arcebispo de Natal pelo Papa Bento XVI, no dia 21 de dezembro de 2011, Dom Jaime tomou posse em 26 de fevereiro de 2012, como o 6º Arcebispo Metropolitano de Natal.