Está acontecendo hoje, 8, até as 22h30, a consulta pública dos cargos de reitor e vice-reitor da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) — gestão 2023-2027, regida pelas normas dispostas na Resolução Nº 022/2022 do Conselho Universitário (Consuni). A consulta será realizada por meio do sistema SIGEleição e será considerada chapa vencedora a que obtiver mais de 50% dos pontos correspondentes aos votos válidos.
Apenas uma única chapa se candidatou ao processo, denominada Unidos pela UFRN: Inovadora, Inclusiva e de Excelência, formada pelos atuais representantes da Reitoria, os professores José Daniel Diniz Melo e Henio Ferreira de Miranda. A consulta é um indicativo da comunidade universitária de quais os possíveis nomes para representar a Reitoria da UFRN nos próximos anos e ainda não é uma escolha da lista tríplice de candidatos.
Podem votar na consulta pública todos os servidores efetivos da Instituição, sejam docentes ativos integrantes das carreiras de magistério ou técnico-administrativos ativos. Entre os estudantes regulares, podem participar todos os matriculados ou em mobilidade, inscrito em modalidades presenciais ou a distância, sejam da graduação ou pós-graduação lato e stricto sensu, do ensino técnico integrado ou subsequente ou residentes devidamente vinculados às residências médicas e multiprofissionais.
A regulamentação reforça que, ao servidor ou estudante que pertença a mais de uma das categorias participantes da consulta, só é permitido votar uma vez e por uma única categoria.
A apuração dos votos ocorrerá somente após o encerramento da votação, já a proclamação do resultado ficará a critério da Comissão Organizadora da consulta pública. Em relação aos procedimentos e resultados da consulta, poderão ser apresentados recursos à comissão no prazo de até 48 horas após a divulgação dos resultados, a qual julgará em até 24 horas.