A Câmara Municipal de Natal encerrou nesta sexta-feira (14) a semana de atendimentos às mulheres dentro da programação do Outubro Rosa de conscientização e combate ao câncer de mama. Ao todo, cerca de 400 exames de mamografias foram realizados em parceria com o Grupo Reviver.
A vereadora Nina Souza (PDT), que integra a Frente Parlamentar da Mulher, foi a responsável pela acolhida do dia e destacou que a simbologia do Outubro Rosa traz o sentido da mulher cuidar de si em todos os aspectos. "A gente para nesse mês para trazer as ações e a partir dele manter o movimento em defesa da saúde da mulher. É mais um ano que o Grupo Reviver e a Câmara se unem em defesa desse cuidado com a mulher que não se resume a um único mês. Seguimos firmes no propósito de defender as mulheres", enfatizou a parlamentar.
Foi a primeira vez que a dona de casa Zenaide Lima da Silva, 52, participou da ação na Câmara e realizou o exame na unidade móvel de saúde Savana Galvão, que ficou estacionada ao lado da sede do legislativo natalense. "Aqui foi mais fácil realizar o exame. Todo ano eu faço e acho importante a gente estar sempre atenta aos sinais. Essa ação vem para ajudar a gente a ter acesso ao exame", disse ela.
Durante toda a semana, além das mamografias, também foram oferecidos diversos serviços de beleza para as mulheres que aguardavam o atendimento. Nesta sexta, houve sorteio de brindes e as participantes contaram com serviço gratuito de cabeleireiro. "O atendimento é ótimo. Aproveitei para cortar meu cabelo e chegar diferente em casa. Ano passado também vim, mas não aproveitei os serviços, fiz apenas a mamografia", disse a aposentada Maria Araújo de Souza, 57.
Jandira de Oliveira, supervisora de atendimento do grupo Reviver, destacou a importância da parceria com a Câmara Municipal para as ações do Outubro Rosa em Natal. "Abrimos o Outubro Rosa na Câmara. É uma parceria que já se consolidou e muito satisfatória pelo suporte, pela estrutura e organização que é feita para o acolhimento às mulheres que vêm fazer o exame, tornando a espera mais agradável. Isso é importante porque estimula, já que o diagnóstico precoce é o que ajuda no tratamento, que se torna menos agressivo e com mais chances de cura", enfatizou a supervisora.