Campanha da AL RN

Câmara Municipal de Natal homenageia 188 anos da Polícia Militar do RN



Criada no dia 27 de junho de 1834, a Polícia Militar do Estado do Rio Grande do Norte completa 188 anos em 2022. Para homenagear a corporação quase bicentenária, a Câmara Municipal de Natal, através do mandato da vereadora Camila Araújo (União Brasil), promoveu uma sessão solene, nesta quarta-feira (15), em alusão à data e homenageou 85 dos oito mil homens e mulheres policiais militares.

“Esta sessão solene em homenagem aos 188 anos da PM/RN é um agradecimento deste Poder Legislativo a essas pessoas que se doam pela segurança e defesa do povo natalense”, justificou a propositora da solenidade. 

“Nos sentimos muito honrados por essa distinção nos concedida pela Casa do Povo, em nome dos munícipes de Natal. E dedico essa homenagem a todos os que fazem a Polícia Militar, do soldado ao coronel, que se dedicam ao serviço e à proteção do nosso Estado”, agradeceu o comandante da PM/RN, Cel. Alarico Azevedo. Para ele, o maior desafio da Polícia Militar ainda é a recomposição do efetivo, “para que a população se sinta ainda mais segura, vendo a polícia perto das comunidades”. “Já temos concurso autorizado para o preenchimento de mais 1.158 vagas. E estamos com seis concursos em andamento, entre os quais para médicos, enfermeiros e outros profissionais para nosso quadro de saúde”, destacou. 

“Tanto os policiais militares em atividade como os veteranos que estão inativos merecem homenagens por ocasião dos 188 anos da PMRN”, parabenizou o secretário estadual de Segurança e Defesa Social, ex-comandante da Força, Cel. Araújo.

Com seus batalhões, companhias, pelotões e destacamentos, “a Polícia Militar está presente nos 167 municípios do Rio Grande do Norte, incumbindo-se do planejamento, organização e execução do policiamento ostensivo, para garantir a ordem, a segurança pública e a tranquilidade dos cidadãos, sempre respeitando os Direitos Humanos”, lembrou o subcomandante da PM, Cel. Zacarias Mendonça.

Entre os homenageados, o comandante do Corpo de Bombeiros Militar, Cel. Luiz Monteiro, comentou: “A gloriosa Polícia Militar, para nós do CBM, que até 2002 éramos um grande Comando dela, a PM é como uma mãe que nos emancipou para caminhar com as próprias pernas na nossa missão de proteger, resgatar e salvar. Então, para nós é uma grande honra participar desse momento em homenagem aos 188 anos dessa instituição”.

Na década de 1980, a Polícia Militar incorporou as primeiras oficiais precursoras da Companhia Feminina de Polícia no Estado. Mulheres que abriram caminho para outras, como a Tenente Coronel Joseneide Xavier, que hoje comanda o Centro de Formação e Aperfeiçoamento da Polícia Militar. “Ingressei na PM inspirada por exemplos em minha família, como dois irmãos que também são coronéis. Estou aqui recebendo essa homenagem graças a toda minha equipe e me sinto honrada”, agradeceu.

Fotos: Elpídio Júnior 

Cyrillo

Blogueiro político em busca de divulgar as verdades escondidas nos atos dos atores políticos.

Postar um comentário

Please Select Embedded Mode To Show The Comment System.*

Postagem Anterior Próxima Postagem