Campanha da AL RN

Comissão visita Central de Regulação e convoca secretários da SESAP e SMS

Fotos: Elpídio Júnior


A Comissão de Saúde, Previdência e de Assistência Social da Câmara Municipal de Natal visitou, nesta segunda-feira (09), o Complexo Estadual de Regulação/Central Metropolitana de Regulação, da Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap). O encontro teve como foco os questionamentos dos parlamentares sobre a marcação de consultas especializadas no SUS. Participaram da visita os vereadores Preto Aquino (PSD), presidente do colegiado, Luciano Nascimento (PTB), Peixoto (PTB) e Camila Araújo (União Brasil).

Entre as questões levantadas pelos edis, tiveram destaque a demora na liberação de consultas e exames, a falta de prioridade na marcação de consultas para pacientes psiquiátricos, a relação da Central de Regulação com hospitais sobre a disponibilidade dos leitos e a competência de cada ente federativo no sistema de regulação.

O presidente da Comissão de Saúde, vereador Preto Aquino, não ficou satisfeito com as respostas da equipe técnica da Sesap e convocou uma audiência pública para a próxima segunda-feira (16) com a presença dos secretários de Saúde do Estado e do Município. "Cheguei nessa reunião com mais de trinta perguntas, mas com apenas cinco eu já resolvi solicitar uma reunião no plenário da Casa, que terá cobertura da TV Câmara para a população saber o que está acontecendo com o processo de regulação nos hospitais da cidade", justificou.

"Percorremos as unidades de saúde da capital potiguar e são mais de 4 mil pacientes na fila aguardando tratamento psiquiátrico, sem falar nas outras especialidades. Algumas consultas demoram mais de um ano para acontecer. E os natalenses são os maiores prejudicados, haja vista que a cidade recebe demandas de todo Rio Grande do Norte. Para completar, ainda existe uma enorme burocracia que só atrasa os trabalhos. Diante desse cenário, exigimos respostas das autoridades estaduais e municipais para entendermos o que está acontecendo e como resolver", acrescentou Preto.

Cyrillo

Blogueiro político em busca de divulgar as verdades escondidas nos atos dos atores políticos.

Postar um comentário

Please Select Embedded Mode To Show The Comment System.*

Postagem Anterior Próxima Postagem