Campanha da AL RN

Câmara de Natal presta homenagem ao Conselho Regional de Serviço Social do RN

Fotos: Verônica Macedo 


Em Sessão Solene, nesta quinta-feira (26), a Câmara Municipal de Natal prestou homenagem ao Conselho Regional de Serviço Social do RN, por ocasião da passagem do 15 de maio, dia em que, no ano de 1962, a profissão foi regulamentada pelo Decreto n° 994. A data então ficou instituída nacionalmente como o Dia da/do Assistente Social e passou a ser comemorada anualmente pela categoria profissional e suas entidades representativas: Conselho Federal de Assistentes Sociais (CFAS) e  Conselhos Regionais de Assistentes Sociais (CRAS), criados pelo mesmo decreto.

Esses Conselhos têm a função de orientar, disciplinar, fiscalizar e defender o exercício profissional dos/as Assistentes Sociais. E, por conseguinte, “garantir também o direito da população em vulnerabilidade social e econômica de contar com a assistência desses profissionais”, lembrou a secretária estadual do Trabalho, da Habitação e da Assistência Social, Íris de Oliveira, que também é assistente social.

“Assim como é importante homenagear as pessoas, é importante homenagear as instituições também, e com elas, os profissionais que fazem a defesa do fazer profissional. Por isso, hoje estamos homenageando, além do Conselho Regional de Serviço Social do RN, seus funcionários, conselheiros, diretores e alguns membros”, justificou a propositora da Solene, vereadora Divaneide Basílio (PT).

O Serviço Social foi uma das primeiras profissões da área social, e a prática profissional é orientada pelos princípios e direitos firmados na Constituição de 1988 e na legislação complementar referente às políticas sociais e aos direitos da população. Na lei, para atuar, o assistente social precisa ter formação acadêmica e registro no Conselho Regional do Serviço Social. O RN tem 12 cursos de Serviço Social. Na UFRN, a professora Ilka de Lima Souza, Chefe Substituta do DESSO/CCSA, conta que são ofertadas e preenchidas anualmente 100 vagas para o curso. “Eles chegam incentivados pela vocação para contribuir com a redução das desigualdades sociais”, conta sobre os que ingressam nessa graduação. Também participou da solenidade, a coordenadora do curso de Serviço Social da UFRN, professora Larisse Rodrigues. 

“Os assistentes sociais são profissional que atuam na garantia dos direitos humanos e dos cidadãos, via políticas públicas. Nós atuamos principalmente em órgãos públicos federais, estaduais, e municipais, empresas privadas e em Organizações Não Governamentais (ONGs). Acompanhamos de perto as famílias das comunidades, desenvolvemos projetos de assistência social voltados para as pessoas que se encontram em alguma situação de risco social e de vida. Prestamos orientações a grupos e famílias, realizamos estudos sociais e planejamentos, organizamos e administramos benefícios sociais. Também atuamos na docência e em pesquisas e investigações científicas. Elaboramos pareceres sociais, laudos, projetos e relatórios”, explicou a Presidente do Conselho Regional, Angely Cunha. Segundo ela, o CRESS/RN tem cerca de sete mil inscritos, dos quais aproximadamente quatro mil estão ativos no mercado de trabalho.

Cyrillo

Blogueiro político em busca de divulgar as verdades escondidas nos atos dos atores políticos.

Postar um comentário

Please Select Embedded Mode To Show The Comment System.*

Postagem Anterior Próxima Postagem