Blog do Cyrillo

Planta Natal tem nova ação na Zona Oeste



A praça da rua Profº Antônio Fagundes, em Dix-Sept Rosado, na Zona Oeste de Natal, recebeu o plantio de 58 mudas do projeto Planta Natal, projeto da gestão municipal que visa de incrementar, de forma ordenada e adequada, a massa arbórea da cidade. Os trabalhos de limpeza do local terminaram nesta quinta-feira (31) e, na sequência, aconteceu o plantio. Os alunos do Núcleo de Extensão e Prática Profissional e Saneamento Ambiental (NEPPSA), do IFRN, participaram da ação.

A meta da Prefeitura de Natal é plantar 100 árvores por dia ao longo dos próximos cem dias na capital potiguar. “É a nossa terceira semana de plantio e estamos muito felizes porque estamos plantando uma média de 500 árvores por semana, o que fará a gente atingir a média de 100 por dia e de 10.000 em seis meses”, comemorou a Coordenadora do Planta Natal, Daniele Mafra.

Sobre o plantio realizado nesta quinta-feira, a coordenadora disse se tratar de um momento importante, uma vez que contou com a presença do IF. “Estamos conseguindo sensibilizar outras pessoas e instituições e isso é muito importante. São 58 árvores nativas de grande porte, o que vai transformar esse lugar em um verdadeiro vale no meio da área urbana”, explicou Mafra.

O secretário de Meio Ambiente e Urbanismo (Semurb), Thiago Mesquita, enfatizou, em conversa com a turma do IFRN, que o ato de plantar é uma necessidade para o presente e para o futuro. Ele citou dados científicos sobre as mudanças climáticas que apontam para a importância de projetos como o Planta Natal. “Plantar não é só um ato romântico. É essencial. O Brasil está entre os maiores desmatadores do mundo e precisamos mudar essa realidade”, comentou. “Desde o início do Planta Natal já plantamos mais de 8 mil árvores, sem contar com as compensações ambientais”, complementou.

A professora Dayana Torres, do curso de Engenharia Ambiental, trouxe seus alunos para uma verdadeira aula de campo. Para ela, essa parceria é essencial. “É importante estreitar os laços entre as instituições. Além disso, esse projeto é muito importante para a cidade, para o meio-ambiente e para contribuir com a melhoria do bem-estar da população”, explicou.

A professora relembrou que o Secretário do Meio Ambiente também é aluno. "Essa é a primeira ação do curso de Engenharia Sanitária e Ambiental com a Prefeitura do Natal, que surgiu por meio do secretário da SEMURB, Thiago Mesquita, que também é nosso aluno no curso. Esperamos que mais ações como essa possam ocorrer na cidade e que cada vez mais possamos realizar parcerias com as instituições públicas e privadas da região metropolitana de Natal", relatou. Além dos alunos e representantes da Prefeitura de Natal, o plantio contou com a presença do vereador Robério Paulino.

Por toda Natal estão sendo plantadas mudas de árvores nativas como: Oiti, Craibeira, Tamboril, Aroeira Vermelha, Ipê amarelo, Ipê branco, Ipê roxo/rosa, Pau ferro, Mororó, Sapucaia, Jatobá, Cajueiro, Sabão de Soldado, Ubaia, Pata de Vaca, Urucum, Araticum, Murici da Praia, Mangabeira e Pitanga.

Cyrillo

Blogueiro político em busca de divulgar as verdades escondidas nos atos dos atores políticos.

Postar um comentário

Please Select Embedded Mode To Show The Comment System.*

Postagem Anterior Próxima Postagem