Campanha da AL RN

Março Lilás marca prevenção ao câncer de útero

Crédito: Foto: Rennê Carvalho/ Redação: Secom


O mês de março marca um período de atenção especial às mulheres no município de Natal. A Secretaria Municipal de Saúde de Natal veste-se de Lilás em homenagem às mulheres.  A abertura da campanha do Março Lilás aconteceu nesta segunda, dia 07, numa ação na Unidade de Saúde da Família (USF) das Quintas, com a presença da primeira-dama do município Amanda Dias, representando o prefeito Álvaro Dias e do secretário Municipal de Saúde, George Antunes. Todos foram recebidos com a apresentação da Banda Filarmônica de Natal.

O Março Lilás é uma campanha de Conscientização e Combate ao Câncer de Colo de Útero, que tem como objetivo conscientizar e estimular a população para os cuidados de prevenção, além de alertar para os principais sinais e sintomas que devem direcionar a mulher a buscar ajuda médica. Em Natal, com a temática “Cuidando de Você com Amor”, a SMS Natal realizará diversas ações de promoção à saúde das mulheres.

O câncer de colo de útero é o terceiro tumor maligno mais frequente na população feminina, e a quarta causa de morte de mulheres por câncer no Brasil. “Sabemos que a prevenção e alguns cuidados podem evitar esta doença. Portanto, durante o mês de março, a Secretaria Municipal de Saúde irá intensificar as ações voltadas à saúde da mulher, que já ocorrem ao longo de todo o ano de forma ininterrupta, com ações de educação em Saúde para população, nos Distritos Sanitários”, destaca a primeira-dama Amanda Dias.

A programação contou com um café da manhã, palestras, cortes de cabelo, consultas com nutricionista, clínico geral, ginecologista e psicólogo, além da oferta de exames preventivos. Mas ao longo do mês, outras unidades de saúde realizarão diversas ações de promoção à saúde da população feminina. Na próxima sexta-feira, 11, será realizada na USF de Aparecida e nos dias 14, 21 e 28 de abril acontecerão, respectivamente, em Pajuçara, Ponta Negra e Vale Dourado. 

Para a deputada federal Carla Dickson, idealizadora da Campanha Março Lilás e do projeto que virou lei municipal desde 2017 (Lei nº 6.661/2017), com o objetivo de divulgar os direitos assegurados em legislação federal para efetivação das ações de saúde nesta área. “É o terceiro câncer que mais mata, onde apenas com um preventivo é detectado. E tem cura. Tenho depoimentos de mulheres que estão curadas há 30 anos e isso me inspira a continuar nesta campanha”, afirma empolgada a deputada.


Prevenção
É causado pela infecção persistente por alguns tipos do Papilomavírus Humano (HPV). A infecção genital por esse vírus é muito frequente e não causa doença na maioria das vezes. Entretanto, em alguns casos, ocorrem alterações celulares que podem evoluir para o câncer. A importância da conscientização sobre este tipo de câncer é que, na grande maioria das vezes, ele pode ser evitado.

A principal forma de prevenção é a vacina contra o HPV, disponível para meninas de 9 a 14 anos e meninos de 11 a 14 anos, em todas as Unidades de Saúde da Família, podendo prevenir 70% dos cânceres de colo do útero e 90% das verrugas genitais.

Outra forma de prevenção está relacionada à diminuição do risco de contágio pelo HPV, que ocorre por via sexual, com o uso de preservativos durante a relação sexual.

Além disso, o exame preventivo (conhecido como Papanicolau) deve ser feito periodicamente por todas as mulheres após o início da vida sexual, pois é capaz de detectar alterações pré-cancerígenas precoces, que se tratadas, são curadas na quase totalidade dos casos, não evoluindo para o câncer.
 
Também estiveram presentes no evento, além de servidores da Saúde e da comunidade, a deputada federal Carla Dickson, atuante nesta campanha, o vereador Luciano Nascimento e demais autoridades. 

 Programação Março Lilás 2022

11/03 sexta-feira 
USF Aparecida
Distrito Leste

14/03 segunda-feira 
USF Pajuçara 
Norte I

21/03 segunda-feira 
USF Ponta Negra
Distrito Sul

28/03 Segunda-feira 
USF Vale Dourado
Distrito Norte II

Cyrillo

Blogueiro político em busca de divulgar as verdades escondidas nos atos dos atores políticos.

Postar um comentário

Please Select Embedded Mode To Show The Comment System.*

Postagem Anterior Próxima Postagem