Campanha da AL RN

Comissão aprova projetos para mulheres, crianças e trabalhadores da limpeza



A Comissão de Legislação, Justiça e Redação Final da Câmara Municipal de Natal apreciou 41 matérias nesta segunda-feira (7), dentre as quais destacam-se propostas para mulheres, crianças e trabalhadores da limpeza pública da cidade.

Para uma dessas, foi preciso rejeitar veto do Executivo Municipal, como ocorreu em relação ao Projeto de Lei 25/2021, da vereadora Nina Souza (PDT), que determina a instalação de salas de apoio à amamentação em órgãos e entidades públicas municipais. "É um direito da cidadã ir ao órgão público e poder amamentar com mais privacidade num ambiente adequado para ela e seu bebê e dando mais conforto e organização. Não existe plausibilidade para manter um veto desses", destacou a parlamentar, presidente da comissão.

Relacionado às mulheres, também foi aprovado o projeto da vereadora Divaneide Basílio (PT), que cria o "Dossiê das Mulheres", com estatísticas periódicas sobre a violência doméstica, contribuindo para a construção e execução de políticas públicas.

Para as crianças e adolescentes, foi aprovada a proposta da vereadora Margarete Régia (PROS) que estabelece as diretrizes de atuação da “Patrulha da Criança e do Adolescente”. Neste sentido, a vereadora Camila Araújo (PSD), também teve o Projeto de Lei 702/2021 aprovado. "Trata da autorização para criação de um Centro de Referência em Atendimento às Crianças e Adolescentes Vítimas de Violência e Exploração Sexual que vai oferecer serviços de psicologia e acompanhamento junto com os CRAS, o CREA e conselhos tutelares, inclusive já tendo reserva de recursos no Plano Plurianual", explicou a autora da matéria.

Os vereadores da comissão também destacaram projetos que tratam do serviço de limpeza pública. Um, do vereador Luciano Nascimento (PTB), estabelece o descarte correto dos fragmentos e cacos de vidro nos lixos domésticos e comerciais dos imóveis. Outro, do vereador Robério Paulino (PSOL), estabelece política de saúde para os trabalhadores da limpeza urbana. "O projeto prevê um trabalho permanente com campanhas exclusivas, vacinação e orientações para esses trabalhadores que tanto precisam de atenção à saúde por estarem em serviço de insalubridade", argumentou a relatora da matéria, vereadora Ana Paula (Sem Partido).

Os vereadores Preto Aquino (PSD) e Kleber Fernandes (PSDB) também participaram da reunião.


Cyrillo

Blogueiro político em busca de divulgar as verdades escondidas nos atos dos atores políticos.

Postar um comentário

Please Select Embedded Mode To Show The Comment System.*

Postagem Anterior Próxima Postagem