Blog do Cyrillo

Podcast Semanal

Ação do 'Setembro Verde' vai alertar para uso consciente de vagas preferenciais em estacionamentos

Imagine ter direito a uma vaga para parar seu veículo, mas encontrá-la ocupada indevidamente. É uma situação rotineira para pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida e idosos na capital potiguar. A Lei Brasileira de Inclusão prevê que 30% das vagas de estacionamentos, em estabelecimentos públicos e privados, sejam destinadas a essas pessoas, desde que elas apresentem um cartão de identificação - aqui em Natal, ele é fornecido pela STTU. A multa para quem usa essas vagas indevidamente é de R$ 293,47 e 7 pontos na carteira de habilitação.


“Além do valor da multa ser baixo, não há fiscalização constante. Esses dois fatores, aliados principalmente à falta de conscientização das pessoas, fazem com que a ocupação indevida dessas vagas seja parte da nossa rotina, infelizmente”, diz o vereador Tércio Tinoco, que é cadeirante. 

A luta por respeito no trânsito é mais uma das pessoas com deficiência da capital, e uma ação promovida pelo gabinete do vereador vai fazer com que os motoristas sintam na pele a indiginação de ter uma vaga para estacionar, mas não poder, porque alguém que não deveria chegou antes. Em uma rua do bairro do Alecrim, o mais movimentado da capital, cadeiras de rodas serão colocadas nas vagas de estacionamento. 


“Vamos ficar algum tempo por lá, o suficiente para fazer os motoristas refletirem antes de pensar em ocupar uma vaga de estacionamento especial ‘só um minutinho’. Essa é uma desculpa que ouvimos com frequência. Precisamos de motoristas responsáveis e empáticos no trânsito. Essas vagas não são privilégios, são necessidades nossas”, diz Tércio.

A ação, que já aconteceu em Natal e em várias cidades do país, faz parte do Setembro Verde, mês que marca a luta por inclusão das pessoas com deficiência no Brasil, comemorada no próximo dia 21. A Secretaria de Mobilidade Urbana e Guarda Municipal darão apoio durante a ação.

SERVIÇO
Ação Setembro Verde (Tércio Tinoco)
“É RAPIDINHO, VOLTO JÁ!”
Sexta, 03/09 - 6h às 10h
Rua Leonel Leite, Alecrim
Cyrillo

Blogueiro político em busca de divulgar as verdades escondidas nos atos dos atores políticos.

Postar um comentário

Please Select Embedded Mode To Show The Comment System.*

Postagem Anterior Próxima Postagem