Ação do 'Setembro Verde' vai alertar para uso consciente de vagas preferenciais em estacionamentos

Imagine ter direito a uma vaga para parar seu veículo, mas encontrá-la ocupada indevidamente. É uma situação rotineira para pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida e idosos na capital potiguar. A Lei Brasileira de Inclusão prevê que 30% das vagas de estacionamentos, em estabelecimentos públicos e privados, sejam destinadas a essas pessoas, desde que elas apresentem um cartão de identificação - aqui em Natal, ele é fornecido pela STTU. A multa para quem usa essas vagas indevidamente é de R$ 293,47 e 7 pontos na carteira de habilitação.


“Além do valor da multa ser baixo, não há fiscalização constante. Esses dois fatores, aliados principalmente à falta de conscientização das pessoas, fazem com que a ocupação indevida dessas vagas seja parte da nossa rotina, infelizmente”, diz o vereador Tércio Tinoco, que é cadeirante. 

A luta por respeito no trânsito é mais uma das pessoas com deficiência da capital, e uma ação promovida pelo gabinete do vereador vai fazer com que os motoristas sintam na pele a indiginação de ter uma vaga para estacionar, mas não poder, porque alguém que não deveria chegou antes. Em uma rua do bairro do Alecrim, o mais movimentado da capital, cadeiras de rodas serão colocadas nas vagas de estacionamento. 


“Vamos ficar algum tempo por lá, o suficiente para fazer os motoristas refletirem antes de pensar em ocupar uma vaga de estacionamento especial ‘só um minutinho’. Essa é uma desculpa que ouvimos com frequência. Precisamos de motoristas responsáveis e empáticos no trânsito. Essas vagas não são privilégios, são necessidades nossas”, diz Tércio.

A ação, que já aconteceu em Natal e em várias cidades do país, faz parte do Setembro Verde, mês que marca a luta por inclusão das pessoas com deficiência no Brasil, comemorada no próximo dia 21. A Secretaria de Mobilidade Urbana e Guarda Municipal darão apoio durante a ação.

SERVIÇO
Ação Setembro Verde (Tércio Tinoco)
“É RAPIDINHO, VOLTO JÁ!”
Sexta, 03/09 - 6h às 10h
Rua Leonel Leite, Alecrim

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Sargento da Marinha morre afogado em praia de Maceió

Fuzileiros Navais de Luto. Faleceu o Sargento Flávio Freitas

Fuzileiro Naval é encontrado morto dentro do quartel