A população do município de Itaú-RN, está reclamando do atendimento e do tratamento dado às pessoas com covid19.
As pessoas com suspeita de covid19 estão reclamando da demora no agendamento dos testes. Segundo áudios que circulam nas redes sociais, a demora chega a mais de 20 dias.
Outra imoralidade administrativa é a luta dos pacientes pra receberem o atendimento.
O município não oferece estrutura e nem tem um plano adequado pra o atendimento. Idosos com mobilidade reduzida têm que se deslocar a pé até o hospital da cidade, se quiserem ser atendidos.
"Prometeram que teríamos o atendimento em nossos domicílios", disse uma moradora da cidade.
Dezenas de áudios chegaram ao blog. Famílias pedindo socorro, com parentes implorando atendimento e reclamando da demora na testagem. "Estamos esperando o resultado dos testes aqui de casa há vinte dias. Achamos até que a doença já desapareceu e nada do resultado", desabafou outra moradora de Itaú.
Para se ter uma ideia da situação calamitosa da administração da saúde, só esse ano de 2021, o município de Itaú, a saúde já teve dois secretários na pasta.
Numa época de pandemia se exige muito de um comandante da pasta da saúde. Experiência e maturidade dos gestores públicos é o mínimo que se precisa.
O atual prefeito é o médico André Júnior (PP), que até agora só tem oferecido desculpas e transferência de responsabilidade. Tudo é culpa da gestão anterior. Até agora não apresentou ações concretas na saúde pública municipal.
A inércia dos órgãos de fiscalização de controle é eminente diante dessa situação. O certo é que a população está pagando pra ser testada, um gasto a mais numa crise financeira que atinge a todos.
Ouça os áudios abaixo:
Paciente reclamando que espera o "pessoal da saúde" há mais de 20 dias para fazer o exame de COVID e eles não aparecem.
Prefeito alertando aos servidores e dizendo que "acabou a paciência".