Campanha da AL RN

Esportes de Natal. SEL investe 3 milhões em 2019

Centenas de eventos realizados e 53 equipamentos esportivos reformados.

A Prefeitura do Natal, através da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (SEL), realizou e apoiou, durante o ano de 2019, centenas de eventos esportivos, além de investir na infraestrutura do esporte na capital potiguar. Foram cerca de 114 eventos esportivos com o apoio da secretaria e 53 quadras, quadras de areia e campos de futebol revitalizados, num investimento de aproximadamente R$ 3 milhões.

Todas as regiões de Natal receberam ações da SEL. Foi um "banho" de esportes e lazer em toda a cidade.

A SEL realizou um estudo que identificou a realidade de todos os equipamentos esportivos de Natal. Ao todo, a cidade possui 144 espaços entre quadras (93); ginásios poliesportivos (03); campos de futebol (25) e campos de areia (23). A Zona Norte da cidade concentra a maior parte deles (47%), seguida pela Zona Sul, com 29%; Zona Leste, com 13%; e Zona Oeste, com 11%.

A partir desses dados, teve início o amplo programa de recuperação. Foram 13 estruturas esportivas revitalizadas na zona Sul, 10 na zona Leste, 24 na zona Norte e 6 na zona Oeste, dentre elas quadras, gramados e minicampos de areia. Com esses locais em ordem, a Prefeitura colocou em ação o Programa de Esporte e lazer da cidade, que oferece atividades com as modalidades Futebol de Campo, Futsal, Zumba e Caminhada. Em 2019, foram atendidas aproximadamente 600 pessoas.

Reforma de quadras e campos foi a marca da SEL em 2019. Quadra do conjunto Lagoa Nova II, um novo estilo que mistura arte e esporte. 

A Prefeitura de Natal também está investindo alto na recuperação do seu principal ginásio. O Nélio Dias, que está interditado desde 2016, teve o aporte financeiro de R$ 1,8 milhão. A SEL está realizando obras nos sistemas de extintores, nova estrutura de combate a incêndio com rede de hidrantes em toda a arquibancada. O novo plano de combate a incêndios já está aprovado pelo Corpo de Bombeiros. A reforma prevê ainda pintura externa, restauração do piso da quadra, conserto da claraboia, instalação de portas internas e vidros externos, além da iluminação do estacionamento.

Os eventos esportivos também ganharam força em 2019. Foram 11 edições do Ciclo Natal, com média de 90 participantes, cinco Copas de Futebol, com a presença de 2.880 atletas da cidade, além do apoio para mais de 300 ações. Destaque para as edições do Viva Natal nas praias urbanas (Ponta Negra, Miami e Redinha) e as escolinhas de futebol, responsáveis pelo atendimento a 280 crianças.

A atenção com o lado social do esporte também pode ser realçada. Foram 740 Carteiras de Deficiente emitidas possibilitando acesso de graça em ações voltadas para o esporte e meia-entrada em eventos sociais, recreativos e culturais. Em 2019, ainda houve os Jogos dos Servidores, com 192 participantes, e III Jogos Paradesportivos, com 459 atletas – deste número, 170 foram da corrida infantil. 

Somente no Palácio dos Esportes, em Petrópolis, foram 98 eventos apoiados e realizados pela Prefeitura. “Conseguimos atender centenas de pessoas, das mais variadas classes, idades e que moram nas quatro zonas de Natal. Desta forma, mostrando a força do esporte como ferramenta de inclusão e possibilitando oportunidade para a sociedade natalense”, comentou a secretária de Esporte e Lazer de Natal, Danielle Mafra.
Cyrillo

Blogueiro político em busca de divulgar as verdades escondidas nos atos dos atores políticos.

Postar um comentário

Please Select Embedded Mode To Show The Comment System.*

Postagem Anterior Próxima Postagem