Campanha do ITIV NATAL

Acompanhe, compreenda, acolha.

Uso de patinetes requer bom uso e cuidados no trânsito, alerta STTU



A chegada dos patinetes elétricos a Natal trouxe mais uma alternativa de mobilidade sustentável para deslocamentos curtos. Para garantir a segurança de usuários e pedestres, a Secretaria de Mobilidade Urbana (STTU) reforça algumas orientações importantes sobre o uso responsável desses veículos, disponibilizados pela empresa JET.

De acordo com as regras, o aluguel e uso dos patinetes e bicicletas elétricas é restrito a maiores de 18 anos. O uso é individual, não sendo permitido transportar duas pessoas.

A STTU lembra ainda que as leis de trânsito se aplicam a todos os condutores: ninguém deve conduzir os veículos sob efeito de álcool ou outras substâncias psicoativas. O uso de capacete, embora opcional, é fortemente recomendado.

Os equipamentos suportam até 120 quilos, mas não podem ser utilizados para transporte de cargas ou serviços de entrega. Quanto à circulação, devem ser usados prioritariamente em ciclovias, ciclofaixas e ciclorrotas. Na ausência dessas estruturas, e quando permitido pelas autoridades locais, é possível circular em ruas com limite de até 40 km/h, sempre no sentido da via e junto à borda direita, ou em áreas de pedestres, respeitando o limite de 6 km/h.

Nas travessias, é obrigatório descer do veículo e atravessar pela faixa de pedestres empurrando o patinete. Também é necessário atenção ao estacionar: os usuários devem utilizar as estações indicadas no aplicativo da JET, evitando deixar os veículos em calçadas, garagens, rampas de acessibilidade ou faixas de pedestres.

Com essas orientações, a STTU reforça a importância do uso seguro e responsável dos patinetes, ampliando as opções de mobilidade e contribuindo para uma cidade mais sustentável.

Cyrillo

Blogueiro político em busca de divulgar as verdades escondidas nos atos dos atores políticos.

Postar um comentário

Please Select Embedded Mode To Show The Comment System.*

Postagem Anterior Próxima Postagem