Campanha da AL RN

Conheça a REFORAMAR, ONG que faz reforma em casas de famílias carentes

Dia de entregar uma reforma é de festa para os voluntários


O slogan é: "Reformando lares, transformando vidas". Assim a ONG REFORAMAR (reformar + amar) segue realizando reformas em lares insalubres ou em eminente risco de desabamento de famílias em vulnerabilidade social no estado do Rio Grande do Norte.

Fernanda Silmara, presidente e idealizadora da ONG, diz que a inspiração para criar a instituição foi a sua própria vida. "Quando criança, meu sonho era morar numa casa sem goteiras", esse era o grande desejo dela na infância. 

Silmara morava numa casa de taipa e de tijolos brancos, na comunidade da Guarita, no tradicional bairro do Alecrim, zona leste de Natal. "Eu morava com meus pais e cinco irmãos, e meu tio, com muito esforço e amor, reformou a nossa casa", disse Fernanda, mostrando que esse gesto do tio foi o estopim para idealizar a REFORAMAR.

Formada em engenharia civil, Fernanda resolveu fazer o bem e fundou a ONG, em 2018, que seleciona famílias em vulnerabilidade social para receber a reforma. As famílias devem preencher alguns critérios, tais como: ter posse/proriedade do imóvel, ser no estado do RN, ter segurança e logística para receber a reforma, ser de baixa renda, a família dever ter crianças ou idosos, etre outros critérios.

A ONG é formada por voluntários de várias profissões e tem o apoio de algumas empresas do ramo da construção civil. "Temos a Lampadinha, RedeCom, Cimento Elo, WS Mármore, Grupo Duarte e precisamos de parceiros do ramo da pintura, ferragens e cerâmica", explicou Fernanda.

Entenda como se dá cada passo de uma reforma da ONG:

São 10 passos para a realização do sonho da família selecionada 

Foi o blog quem procurou Fernanda Silmara e sua "Reforamar". Realizamos a entrevista de forma virtual, mas deu para sentir a alegria da engenheira ao narrar como tudo começou. "Uma casa não é só uma estrutura, ela tem uma história, tem que ter segurança, ser um refúgio, um lugar de descanso e relaxamento", disse ela.

Veja imagens dos voluntários durante as reformas:





Perguntei a Fernanda sobre a participação do setor público nas ações da ONG, ela disse que ainda não recebe apoio, mas que está organizando a instituição para ficar apta a receber esse apoio através de convênio ou outro tipo de parceria do setor. 

"Não misturamos política eleitoral com a nossa ONG. Alguns políticos se aproximaram com esse intuito - em época de eleição - mas, não podemos", enfatizou Fernanda.

A REFORAMAR já fez 20 reformas, foram investidos mais de 700 mil reais nessas ações e no próximo dia 21 iniciarão mais uma. "Vamos reformar a casa de Michael, na zona norte, no bairro Lagoa Azul e será mais uma reforma feita com muito carinho por nós", disse Fernanda sobre a próxima ação da ONG.

O limite de investimento de cada reforma é de 70 mil reais. "Se o projeto passar desse valor, corremos atrás dos parceiros para viabilizar a reforma por completo, do jeito que planejamos", explicou.

A REFORAMAR tem cerca de 300 voluntários de todas as áreas e profissões. "Temos médicos, engenheiros, bombeiros, educadores físicos, profissionais liberais e de várias profissões", pontuou Fernanda Silmara.

Perguntei a Fernanda qual foi a reforma que mais lhe marcou dentre as 20 que a ONG já fez e ela não titubeou, disse que foi a reforma na casa de Daniel, morador da Guarita, no bairro do Alecrim. "A casa está do messo jeitinho. Eles tem muito zelo e carinho pelo imóvel. Me marcou pelo fato de ter sido para uma família que eu já conhecia. Conseguimos um volume de recursos que nunca havíamos trabalhado. Foi tudo se encaixando, teve a mão de Deus. Foi sensacional", disse Fernanda com a voz carregada de emoção.

A meta da REFORAMAR para esse ano é de uma ação por mês. "Faremos pelo menos 10 reformas esse ano, teremos períodos em que vamos estar trabalhando em duas casas e será um grande desafio. Precisaremos aumentar nossos parceiros, assim vamos bater nossa meta para 2023", disse Fernanda.

Fernanda afirmou que não tem pretensões políticas, acha que não está preparada para encarar uma candidatura seja para qual cargo for. "No momento eu foco na nossa ONG para transformar vidas. Se no futuro, entrar para política for bom para nossas ações, vou pensar nisso sim", afirmou.

Veja mais imagens das reformas da REFORAMAR:


 

Fernanda Silmara, idealizadora da REFORAMAR









Encontre a REFORAMAR nas redes sociais: 
WhatsApp: 84 98820-2018







 


Cyrillo

Blogueiro político em busca de divulgar as verdades escondidas nos atos dos atores políticos.

Postar um comentário

Please Select Embedded Mode To Show The Comment System.*

Postagem Anterior Próxima Postagem