Campanha da AL RN

Câmara Municipal debate proposta do Novo Porto de Natal em audiência pública

Fotos: Veronica Macedo


A Câmara Municipal de Natal realizou na manhã desta sexta-feira (7) uma audiência pública com a temática “Proposta do Novo Porto de Natal”, proposição do vereador Professor Robério Paulino (PSOL).

“O nosso estado não tem um porto do tamanho adequado e compatível com o aumento das exportações. Abrimos esse debate pois existe uma proposta de fazer um grande porto ali ao lado do Rio Potengi”, afirmou o vereador Robério, que também explicou: “Esse projeto possibilita diversos benefícios para a cidade como a geração de empregos e a melhora nas exportações do estado. Entretanto, ainda existe o contraponto da preocupação ambiental, já que o leito do Potengi é viveiro de muitas espécies e a proposta é fazer uma intervenção considerável ali. Trouxemos esse debate ao público com a intenção de ouvir todas as partes e encontrarmos juntos uma solução para isso”.

Na mesa de debate estavam representantes da Companhia Docas do RN (Codern), Centro de Estratégias em Recursos Naturais e Energia (Cerne), Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente do RN (Idema), Marinha do Brasil, Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Urbanismo (Semurb), Comissão de Direito Marítimo e Portuário da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Movimento Mangue Vivo e Sindicato dos Trabalhadores nos Serviços Portuários (Sinporn). 

Darlan Santos, representante do Cerne, apresentou projetos e afirmou que a ampliação do porto poderá ser uma obra de grande valor para a economia do estado. “Nosso estado ocupa uma posição estratégica, que é muito próximo a outros continentes, além de também conseguir escoar para o restante do território brasileiro. No entanto, os navios aumentaram e tivemos a construção da ponte. E com o crescimento da cidade, que com o tempo foi abraçando o porto de Natal, a ampliação do local foi prejudicada. Portanto é muito importante dizer que esse é um projeto de infraestrutura que vai trazer uma boa resposta econômica para o estado”. 

“O RN tem ficado atrás dos estados vizinhos que tem o porto com porte significativo e nós estamos sempre limitados por diversas questões e temos interesse que o porto seja melhorado. Isso significa um avanço não só na economia de Natal, mas de todo o estado”, declarou a secretária adjunta da Semurb, Eudja Maria.

Os vereadores Herberth Sena (PL) e Felipe Alves (União Brasil) também participaram da audiência.

Cyrillo

Blogueiro político em busca de divulgar as verdades escondidas nos atos dos atores políticos.

Postar um comentário

Please Select Embedded Mode To Show The Comment System.*

Postagem Anterior Próxima Postagem