Blog do Cyrillo

Recolhimento de pneus garante preservação do meio ambiente e melhoria da saúde pública


 
Como forma de controle ambiental na cidade, a Prefeitura de Natal realiza desde 2003 a coleta seletiva de pneus inutilizáveis e dá destinação correta a esses resíduos. Além de ser uma forma de não poluir o meio ambiente, o recolhimento dos pneus evita doenças como as arboviroses, já que esses materiais são propícios para a proliferação do mosquito Aedes aegypti.
Reutilizar, reciclar e reduzir, são esses os três princípios básicos da sustentabilidade e sugerem ações práticas para minimizar os impactos ambientais na geração de resíduos e no consumo de recursos naturais. O descarte e a destinação incorreta de pneus, por exemplo, podem produzir efeitos arrasadores no meio ambiente e na saúde pública. 
 
Com relação ao meio ambiente, os pneus são considerados um dos maiores poluentes, pois em média, levam aproximadamente 600 anos para se decomporem na natureza. A coleta realizada pela Prefeitura do Natal e com destinação correta são parte da ação de controle deste tipo de resíduos e foi intensificada neste ano para controle do mosquito transmissor das arboviroses.  
 
Coleta
Hoje, essa ação do executivo municipal conta com três caminhões de coleta específica para este material, sendo que um deles já realizava o trabalho diário e os outros dois caminhões extras, foram contratados para intensificar e ampliar a coleta. O serviço é executado pela Companhia de Serviços Urbanos de Natal - Urbana, que em 2021 recolheu mais de 600 mil pneus na cidade. 
“A Urbana tem a preocupação de não deixar esses pneus nas vias e terrenos da cidade, aumentando a proliferação de insetos e roedores, causando um ambiente de transtorno para a população, embora nós saibamos que existe a política de logística reversa, onde quem compra os pneus deve devolver aos locais onde os pneus foram comprados, para assim retornar à indústria. Temos a convicção que estamos fazendo o que está ao nosso alcance para contribuir com o meio ambiente e com a saúde da nossa população”, assinalou Alvamar Vale, diretor de operações da Urbana.

Após a coleta, esses resíduos são levados para um galpão, situado no bairro do Alecrim, e posteriormente (não mais do que uma semana), são transportados para a Reciclanip, empresa paraibana que faz a destinação final e adequada do material. De acordo com dados da empresa, em dez anos, o descarte correto desse tipo de material, evitou que mais de 3,7 milhões de toneladas de pneus fossem jogados na natureza.
Cyrillo

Blogueiro político em busca de divulgar as verdades escondidas nos atos dos atores políticos.

Postar um comentário

Please Select Embedded Mode To Show The Comment System.*

Postagem Anterior Próxima Postagem