Campanha da AL RN

Programa Natal Mais Verde muda paisagismo de canteiros de Natal




A Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (Semsur), da Prefeitura do Natal, tem realizado parcerias com empresas e cidadãos para a adoção de canteiros, praças e áreas verdes nas quatro regiões da cidade.  Ano passado, o programa fechou 69 parcerias, contribuindo significativamente para melhorias no paisagismo urbano de  Natal.

A mais recente parceria do programa é a adoção de um canteiro pela empresa Turquesa Esmaltaria, na Avenida Alexandrino de Alencar, 1388, no bairro do Tirol. A Semsur limpou o terreno, preparou e fortaleceu o solo para poder receber o novo plantio no local. Foram utilizados adubo e material de compostagem e plantadas palmeira real, grama esmeralda, íris, pingo de ouro, mini ixoria e dioneia.

A novidade neste ano é que a Semsur está incrementando um componente nas áreas adotadas. É a utilização de material de compostagem, resultante das podas trituradas das árvores de praças e canteiros de Natal. De acordo com a coordenadora do Programa Natal Mais Verde, Shirley Moreira, a utilização do material de compostagem está proporcionando a recomposição dos canteiros, muitos dos quais castigados por erosões devido à ação das chuvas. Além disso, proporciona uma adubação natural do solo, favorecendo o bem-estar e vitalidade das plantas.

Dentre as vantagens em aderir ao programa, o secretário da Semsur, Irapoã Nóbrega, ressalta a importância da preservação do espaço público dos canteiros, que tem sido utilizado muitas vezes até para descarte de restos de construção e lixo.  “O  resultado é muito compensador. Com a adoção teremos uma área com paisagismo, mais bonita e com um adotante para regar, limpar, cuidar e zelar. Isso repercute diretamente na melhoria da qualidade de vida da comunidade”, afirmou o secretário.

O projeto Natal Mais Verde é uma parceria entre a Prefeitura e a sociedade. Pessoas físicas e jurídicas podem adotar áreas verdes, canteiros e praças. Basta fazer o contato com a Semsur, preencher o cadastro e assinar o termo de compromisso. Após a publicação no Diário Oficial do Município, o adotante se compromete com a manutenção da área e, em contrapartida, o Município oferece o projeto paisagístico e o direito do adotante fazer propaganda no local.

Cyrillo

Blogueiro político em busca de divulgar as verdades escondidas nos atos dos atores políticos.

Postar um comentário

Please Select Embedded Mode To Show The Comment System.*

Postagem Anterior Próxima Postagem