Blog do Cyrillo

Natal inicia campanhas vacinação contra Influenza e Sarampo



A Secretaria Municipal de Saúde de Natal (SMS/Natal) iniciou mais duas campanhas de vacinação: Influenza e Sarampo. A partir desta segunda-feira (4) os imunobiológicos estão disponíveis para a população, de acordo com as fases e públicos prioritários, conforme preconizado pelo Ministério da Saúde, entre 04 de abril e 05 de junho. A vacina contra Influenza (gripe) atende as cepas H1N1, H3N2 e Victoria, estando disponível inicialmente para grupos de maior risco à doença. A vacina contra o Sarampo é exclusiva para crianças e profissionais da saúde. Ambas podem ser administradas sem intervalo de tempo entre elas. Todas as informações oficiais poderão ser consultadas em vacina.natal.rn.gov.br .

A campanha de vacinação contra a gripe está dividida em duas etapas, sendo a primeira fase de 04 a 30 de abril, para qualquer trabalhador da área da saúde e idosos com 60 anos e mais. Já na segunda fase, de 02 de maio a 03 de junho, serão contempladas as seguintes categorias: crianças de 06 meses a menores de 05 anos, gestantes, puérperas, povos indígenas, professores, pessoas com comorbidades, pessoas com deficiência permanente, caminhoneiros, trabalhadores de transporte coletivo rodoviário de passageiros urbano e de longo curso, trabalhadores portuários, forças de segurança e salvamento, forças armadas, funcionários do sistema de privação de liberdade, população privada de liberdade, adolescentes e jovens em medidas socioeducativas.

Os locais de aplicação da vacina contra a Influenza no município de Natal serão todas as unidades básicas de saúde, além dos pontos extras abaixo, sendo os drives pontos exclusivos de gripe e sarampo: Via Direta, de domingo a domingo das 9h às 16h (drive exclusivo com sala de pedestre atendendo gripe, sarampo e Covid); Nélio Dias, de domingo a domingo das 09h às 16h (drive exclusivo mais sala de pedestre atendendo gripe, sarampo e Covid); e Midway Mall, de segunda a sábado das 10h às 17h (sala no 2º piso exclusivo para gripe e sarampo e sala no 3º piso exclusivo Covid).

É necessário que os usuários levem a caderneta de vacinação, documento com foto e comprovem a comorbidade através de receita ou atestado médico. As categorias profissionais devem apresentar também a escala de trabalho, crachá, contracheque ou carteira de trabalho.

A campanha de vacinação contra o sarampo é específica para crianças de seis meses a menores de cinco anos e profissionais da área da saúde, estando disponível para esse público em todas as unidades de saúde da capital e nos pontos extras onde há vacina contra a gripe. Ela não tem fases específicas, mas será desenvolvida no mesmo período da imunização contra a influenza, ou seja, entre 04 de abril e 03 de junho. Os profissionais de saúde devem comprovar vínculo apresentando escala de trabalho, crachá, contracheque ou carteira de trabalho. Além disso, é importante que todos levem cartão de vacinas e documento com foto.

"Nós vamos iniciar mais duas campanhas de vacinação dentro de outra grande campanha, já que a imunização contra a Covid continua. É importante que a população se atente às fases e compareça aos locais com a documentação necessária, cumprindo o calendário, conforme as definições do Ministério da Saúde. Todas as informações vão estar na plataforma Vacina Natal, então é importante checar se cumpre todos critérios necessários antes de sair de casa", afirma o secretário de Saúde de Natal, George Antunes.

A SMS Natal informa ainda, que os pontos extras da Comjol Roberto Freire (segunda a sábado das 09h às 16h) e Partage Norte Shopping (segunda a sábado das 14h às 20h) permanecem funcionando exclusivamente com imunobiológicos contra a Covid-19.

PONTOS EXTRAS DE VACINAÇÃO EM NATAL
Via Direta
Domingo a Domingo
✓driver ( exclusivo influenza e sarampo)
09h às 16 h
✓pedestre (influenza, sarampo e covid)
09h às 21 h
Nélio Dias
Domingo a Domingo
(09h às 16 h)
✓driver (exclusivo influenza e sarampo) ✓pedestre ( influenza, sarampo e covid)
Midway Mall
Segunda a sábado (10h às 17h)
Pedestres
3°piso (exclusivo covid)
2° piso (exclusivo influenza e sarampo)
Comjol Roberto Freire
Segunda a sábado
09h às 16 h
( Somente covid)
Partage Norte Shopping
Segunda a sábado
14h às 20 h
(Somente covid)

Cyrillo

Blogueiro político em busca de divulgar as verdades escondidas nos atos dos atores políticos.

Postar um comentário

Please Select Embedded Mode To Show The Comment System.*

Postagem Anterior Próxima Postagem