Blog do Cyrillo

Prefeito convoca Gabinete de Crise e define com equipe ações contra efeitos das chuvas em Natal

Crédito: Foto: Joana Lima/ Redação: Secom


O prefeito Álvaro Dias reuniu o Gabinete de Crise do Município neste domingo (06) para estabelecer ações que reduzam danos provocados pelas fortes chuvas que atingiram Natal. A cidade recebeu um volume pluviométrico de 255 milímetros em apenas seis horas. Em levantamento preliminar feito pela Defesa Civil de Natal, não foram registrados casos de muita gravidade. Mesmo assim, a Prefeitura desde as primeiras horas da manhã mobilizou suas equipes para prestar as primeiras assistências às famílias e aos locais afetados.

“Desde a madrugada, a Defesa Civil se deslocou aos locais em que ocorreram desabamentos e alagamentos. As secretarias de Obras e Assistência Social também estão tomando todas as providências para socorrer e assistir aos atingidos por esse temporal na cidade de Natal”, relatou Álvaro Dias, que anunciou estar preparando decreto para implantar estado de emergência na cidade, como forma de criar alerta para futuras precipitações que estão previstas. O prefeito também determinou que o Gabinete de Crise siga acionado 24 horas por dia para tomar com agilidade providências que sejam necessárias nos próximos dias para socorrer a população. “Seguiremos vigilantes para dar toda a assistência que for necessária à população”.

Até o momento, não foi concluído o levantamento de todas as áreas atingidas, mas há cuidados especiais nas áreas próximas às quatro lagoas que transbordaram e atingiram imóveis. Uma enorme cratera se abriu na Rua Dr. Mário Negócio, por exemplo, e o local foi interditado. 

O secretário municipal de Trabalho e Assistência Social, Adjuto Dias, anunciou que a Semtas está com três equipes verificando os pontos de alagamento da cidade e até o momento não há casos de desabrigados, apenas prejuízo material. “Estamos providenciando a concessão do benefício de cesta básica a todas as famílias que precisarem, como também o aluguel social, se houver notificação de desabrigados”, informou Adjuto Dias.

Por meio das equipes do Serviço Especializado em Abordagem Social e do Serviço Especializado em Situações de Calamidades, a Semtas atua nas demandas em decorrência das chuvas desde a manhã do domingo. Mesmo não tendo sido identificada a necessidade de montar um abrigo, a Secretaria prestou apoio imediato às famílias mais diretamente afetadas, e distribuiu para elas kits com material de higiene, colchões e gêneros alimentícios. Até o fim da tarde, 50 famílias receberam os kits. Elas também serão acompanhadas pelos Centros de Referência da Assistência Social (CRAS) e pelo Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS). 

Integram o Gabinete de Crise criado pela Prefeitura, além da Semtas e da Defesa Civil Municipal, as secretarias municipais de Defesa Social e Segurança Pública (Semdes), Obras Públicas (Semov), Serviços Urbanos (Semsur), Governo (SMG), Mobilidade Urbana (STTU), Planejamento (Sempla), Meio-Ambiente e Urbanismo (Semurb) e Urbana.

Cyrillo

Blogueiro político em busca de divulgar as verdades escondidas nos atos dos atores políticos.

Postar um comentário

Please Select Embedded Mode To Show The Comment System.*

Postagem Anterior Próxima Postagem