Campanha da AL RN

Mais de 4 milhões de empresas foram abertas no Brasil em 2021, é o maior número da história



Mais de 4 milhões de empresas foram criadas no Brasil só em 2021. O número representa um recorde histórico da série iniciada em 1931, segundo o Mapa de Empresas do Ministério da Economia. Em relação a 2020, quando 3.363.314 novas companhias estrearam no mercado, o aumento foi 19,77%. 

Vale destacar que, das empresas que iniciaram suas atividades no ano passado, mais da metade são de microempreendedores individuais (MEIs). Ou seja, a maioria dos novos empreendimentos que abrem as portas no Brasil têm rendimento anual de até R$ 81 mil.

Tal cenário pode ser em parte explicado pelas altas taxa de desemprego. Pressionados pela inflação generalizada no país, muitos brasileiros partiram em busca de novas fontes de renda. 

De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a população desocupada ainda é de 12 milhões de pessoas. Além disso, o rendimento do trabalhador voltou a cair. Diminuiu 11,1%, ficando em R$ 1.489. Além disso, nenhuma categoria teve aumento de renda e o rendimento registrado foi o menor da série de trimestres comparáveis. 

No que diz respeito à informalidade, janeiro registrou 38,5 milhões de trabalhadores informais (40,4% da população ocupada), taxa menor que a do trimestre anterior (40,7%) e maior que o mesmo período em 2021 (39,2%).

Terra Brasil 

Cyrillo

Blogueiro político em busca de divulgar as verdades escondidas nos atos dos atores políticos.

Postar um comentário

Please Select Embedded Mode To Show The Comment System.*

Postagem Anterior Próxima Postagem