Campanha da AL RN

Estátua de Iemanjá amanhece pintada de preto na Praia do Meio em Natal: 'Vandalismo'



A estátua de Iemanjá instalada na Praia do Meio, na Zona Leste de Natal, amanheceu pintada de preto nesta segunda-feira (28). Segundo a Secretaria de Cultura de Natal, a intervenção não foi feita pelo artista autor da obra, nem teve autorização para ser realizada.

Segundo José Pedro dos Santos, o Pedrinho de Ogum, que faz parte do Grupo Gama RN - uma das organizações que participaram do debate para implantação da estátua - houve divergências entre membros das religiões de matriz africana após a instalação da obra, por causa da cor da pele da Orixá. Algo que poderia ter motivado a ação.

Apesar disso, ele considerou ato como "vandalismo e desrespeito" e defendeu que o autor da pintura seja responsabilizado, "independentemente se é de dentro ou de fora da religião".

"No candomblé, ela é considerada negra. Na umbanda, ela é considerada branca. Mas aquela estátua tem a ver com a história dos mais velhos, de quem lutou para que ela estivesse ali, e a gente tem que manter o respeito", explicou.

"Além disso, a pele negra tem um tom que não é exatamente preto, assim como uma pessoa branca não tem uma pele da cor de um tecido branco. Também houve um ato de racismo", considerou.

A Guarda Municipal informou que o setor de inteligência foi acionado para buscar identificar a autoria do vandalismo e encaminhar o caso às autoridades. A corporação também informou que viaturas vão intensificar o patrulhamento no local.

g1rn

Cyrillo

Blogueiro político em busca de divulgar as verdades escondidas nos atos dos atores políticos.

Postar um comentário

Please Select Embedded Mode To Show The Comment System.*

Postagem Anterior Próxima Postagem